15h06min - 06 de Abril de 2009 Atualizado em 16h12min - 28 de Junho de 2013

Emater atenderá 16 mil produtores para usina de biodiesel

BELO HORIZONTE (06/04/09) - Cerca de 16 mil agricultores familiares da região do semi-árido mineiro terão a oportunidade de aumentar a renda na safra 2009/2010, com o plantio de oleaginosas (principalmente mamona), para a produção de biodiesel. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) estima que 40 mil hectares serão ocupados com a cultura na próxima safra em 106 municípios, situados principalmente na região Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de parte da região Noroeste.

A Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é uma das parceiras da Petrobras Biocombustíveis na implantação da Usina de Biodiesel de Montes Claros, inaugurada nesta segunda-feira (6). Pelo convênio assinado entre as duas instituições em dezembro de 2007, a Petrobras é responsável pela doação das sementes de mamona e também de insumos para o preparo do solo. Além disso, se compromete a comprar a produção dos agricultores cadastrados.

Já a Emater, além de organizar os produtores e efetuar os cadastros, oferece assistência técnica para o plantio e manejo das culturas. O coordenador do Programa de Biodiesel na Emater, Jader Murta, informa que uma equipe de 90 pessoas, sendo 72 extensionistas de campo, já atua desde o ano passado no acompanhamento direto aos produtores.

Dentro da estratégia de incentivo à adesão ao programa, estão sendo organizados dias de campo nas 47 Unidades Demonstrativas implantadas na região. Um desses eventos foi realizado no município de Capitão Enéas, no último dia 2, em parceria com a Epamig , Embrapa e Prefeitura Municipal. Os participantes receberam informações sobre o manejo da cultura da mamona e do girassol, custos de produção e alternativas de uso das oleaginosas. No município, a área prevista para o plantio na próxima safra é de seis hectares, sendo quatro hectares da agricultura familiar.

Vários meses antes da inauguração da usina em Montes Claros, os agricultores da região Norte de Minas já puderam comprovar os benefícios do biocombustível para a economia da região. Em setembro de 2008, a comercialização da colheita de mamona foi atração na praça central do município de São João do Pacuí.

Apesar de ter ficado abaixo da expectativa, a produção na última safra (2008/2009), nos municípios participantes do convênio entre Emater e Petrobras, chegou a sete mil toneladas de mamona em 5,8 mil hectares e a 848 toneladas de sementes de girassol (em 700 hectares). “A seca prolongada na última safra prejudicou a produção, mas neste ano as condições estão melhores. E também reformulamos a forma de atuação junto aos produtores, incluindo ações de correção do solo, em parceria com a Petrobras, para aumentar a produtividade”, informou o coordenador Jader Murta.