17h39min - 28 de Maio de 2008 Atualizado em 19h43min - 13 de Junho de 2013

Emater implanta Programa de Qualidade na Gestão Pública

BELO HORIZONTE (28/05/08) - Alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocraticação (Gespública), da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, a Emater-MG realiza nesta quarta (28) e quinta-feira (29) um workshop, em Belo Horizonte, para apresentar o Programa de Qualidade na Gestão da empresa. A diretoria executiva, os gerentes da unidade central e convidados estão conhecendo os detalhes do Programa, que resultará num diagnóstico da gestão da empresa e formar auditores internos de qualidade.

O passo seguinte será a elaboração de um relatório de gestão do ano de 2008. A meta é concorrer ao Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF/2008), que é entregue anualmente pelo presidente da República em cerimônia específica no Palácio do Planalto, em Brasília. Podem participar do prêmio todas as organizações públicas brasileiras dos poderes executivo, legislativo e judiciário, das esferas federal, estadual e municipal, nas categorias: Administração Direta; Autarquias e Fundações; Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.

"Atualmente, a Emater-MG integra um grupo de organizações que assumiram o compromisso público com a melhoria da qualidade da administração pública e decidiram percorrer o longo caminho em busca da excelência gerencial", afirmou o presidente da empresa, José Silva Soares.

Para participar do prêmio a Empresa precisa seguir um modelo com critérios estabelecidos, que têm o propósito de verificar o quanto o órgão ou entidade pública gerencia sua missão, em consonância com os fundamentos necessários para que um sistema seja considerado de excelência em gestão, podendo-se destacar: legalidade, moralidade, eficiência, excelência dirigida ao cidadão, gestão participativa, gestão baseada em processos e informação, valorização de pessoas, visão de futuro, aprendizado organizacional, foco em resultados, inovação e controle social, entre outros. Um relatório deverá ser enviado preliminarmente e está prevista avaliação continuada do processo para concorrer à classificação final, no mês de novembro.

A Emater-MG participa deste prêmio desde 2006. A entrega do relatório é uma das fases mais importantes, já que propicia uma avaliação especializada de cada uma das organizações que participam do prêmio.

Para Gelson Soares Lemes, gerente da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Empresarial (Aspde) da Emater-MG, o programa vem de encontro às metodologias já implantadas na empresa, como o Gerenciamento de Projeto (GP), Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) e Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD). "É na verdade a continuidade do nosso planejamento. A segunda etapa do programa será a formação de auditores internos de qualidade, composta por gerentes regionais e representantes de todas as unidades do escritório central, formando um grupo de trabalho para a socialização do programa, de forma participativa. O treinamento deverá ser realizado em Bambuí, dias 10 e 11 de junho", explica.

A terceira etapa do Programa será feita por meio de uma videoconferência de sensibilização, no dia 16 de junho, com a presença de todos os membros dos Grupos de Desenvolvimento Estratégicos (GDEs) de pólos e regionais que formam a Rede de Gestão Estratégica da Emater-MG.