12h08min - 30 de Outubro de 2009 Atualizado em 16h14min - 28 de Junho de 2013

Emater-MG amplia atendimento a projetos de reforma agrária

BELO HORIZONTE (30/10/09) - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está ampliando o número de famílias atendidas em projetos de reforma agrária. Mais 1382 famílias de assentados começam a ser assistidos pela empresa a partir de agora, em cinco novos municípios do Estado. O trabalho abrange 17 unidades regionais da empresa. Além dos novos assentados, a Emater-MG atende hoje cerca de oito mil famílias, em 142 assentamentos localizados em 81 municípios mineiros.

A Emater-MG elabora e acompanha os chamados Planos de Desenvolvimento de Assentamento (PDA) e Projetos de Exploração Anual (PEA), mediante parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Minas Gerais (Incra-MG). Segundo a coordenadora técnica estadual de Reforma Agrária da Emater-MG, Eugênia Mara Gonçalves, a empresa desenvolve projetos no âmbito técnico, social e ambiental, como por exemplo, cursos de artesanato, derivados do leite, gestão do uso da água e projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros.

Um projeto de destaque é o que está levando água às comunidades rurais, especialmente no Norte do Estado. “Áreas rurais que por décadas desconheceram o que é ter água encanada e tratada, agora já têm esse direito básico. Para essas famílias contempladas, isto significa a conquista de uma cidadania, de dignidade”, enfatiza a coordenadora. Segundo ela, o trabalho da Emater-MG é feito em etapas, por meio da orientação dos extensionistas que atuam nos escritórios locais da empresa.

As ações têm a parceira de programas como o Minas Sem Fome, do Governo do Estado; Terra Sol, do Incra-MG, e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Esse último fechou o ano de 2008 com 643 contratos nas modalidades A e AC, específicas para assentados, com linhas de crédito que ultrapassaram os R$ 9 milhões. Em 2009, o número de contratos do Pronaf registra 437, até o momento.

Destaque

Para o período 2009/2011, a meta é atender 168 assentamentos e beneficiar 9.400 famílias. Uma das unidades regionais da Emater-MG que tem se destacado pelo crescimento em número de assentamentos é a de Patos de Minas, hoje com 13 projetos. Uberlândia e Unaí são as unidades que mais somam atendimentos. Segundo Mara, a Emater-MG atende 85% dos assentamentos de reforma agrária no Estado.

“Esse número é resultado do trabalho de nossos extensionistas, que transformam todo o arcabouço técnico em práticas úteis no campo, com ampliação das possibilidades dos assentados em se desenvolverem, se fixarem na região, com mais qualidade de vida e aumento de sua renda”, destaca a coordenadora Mara. Para ela, há que se perceber a importância do diálogo com os movimentos sociais, quase inexistente em outras partes do país, mas presente na Emater-MG de forma sistemática desde 2006, em função dos esforços da presidência da empresa.

Modelo

Em Varzelândia, norte do Estado, os projetos desenvolvidos pela Emater-MG nos assentamentos Betânia e Conquista da Unidade já são considerados modelos para outros municípios.. Em ambos, produtos como mandioca, mel de abelha, feijão, rosca caseira e hortaliças são destinados à alimentação escolar, por meio de parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outro projeto, desenvolvido no assentamento Betânia, está beneficiando 87 famílias, com sistemas de abastecimento de água. Os assentamentos abrigam 127 famílias.

Para a extensionista da Emater-MG no município, Maria Geralda Araújo Braga Ferreira, o diferencial nestes projetos é a promoção do aumento da renda das famílias, por meio de um trabalho mais humanitário. “No caso do assentamento Conquista da Unidade, por exemplo, após a distribuição das áreas para as famílias e o trabalho desenvolvido pela Emater-MG, elas conseguiram aumentar a renda e garantir a própria alimentação”, observa. “Além disso, os projetos promovem o saneamento e a educação ambiental da comunidade. Por meio de parcerias, temos promovido palestras, cursos, que têm ajudado principalmente na organização doméstica das moradias”, conclui.

Segundo a coordenadora técnica estadual Mara, somente neste ano, a Emater-MG promoveu160 eventos, entre excursões, viagens técnicas e dias de campo, com o objetivo de capacitar as famílias atendidas em projetos de reforma agrária.