16h39min - 01 de Dezembro de 2011 Atualizado em 13h56min - 01 de Julho de 2013

Emater-MG e escola rural se unem para preservar nascente do Rio Jaguari, em Camanducaia

CAMANDUCAIA (01/12/11) - Rio que contribui para o abastecimento público da região metropolitana de São Paulo, o Jaguari vem sendo alvo de uma ação voluntária para preservação de sua nascente, no município de Camanducaia, no Sul de Minas. A iniciativa, que completou um ano, é resultado de parceria entre o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a instituição municipal de ensino rural, a Escola Araucária. Nela, os filhos de agricultores familiares de Camanducaia estudam as matérias tradicionais do ensino fundamental (1ª a 9ª série) e desenvolvem atividades de horticultura, meio ambiente, artesanato e carpintaria.

O engenheiro agrônomo da Emater-MG, Hélio João de Farias Neto, explica que mesmo sendo de pequeno porte, o projeto de reflorestamento tem um cunho social e ambiental importantes. “A Emater-MG acompanha o plantio de mudas fornecidas pelo viveiro florestal do município, oferecendo suporte técnico na atividade e dando um destino para as mudas originadas no horto e também para as doadas por pessoas que têm de cumprir algum passivo ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O reflorestamento é realizado com mudas de árvores nativas, tais como araucária, ingá, cedro, pitanga, ipês, entre outras, e é executado por estudantes e com a ajuda voluntária de pais e moradores”. A ação é parte do currículo dos alunos da 9ª série, na matéria de Meio Ambiente, ministrada pela professora Rafaela Teodoro.

De acordo com Hélio, o ano de 2011 deve fechar com o plantio total de cerca de 3 mil metros quadrados, nas áreas de nascente e de matas ciliares do rio Jaguari, em Camanducaia. O rio também tem outras nascentes nos municípios mineiros de Sapucaí-mirim e Itapeva, e corta os municípios paulistas de Jaguariúna, Americana e Barra Bonita, integrando um dos reservatórios do sistema de água paulista, chamado Cantareira.

Segundo o agrônomo da Emater-MG, aproximadamente 600 metros quadrados de Área de Preservação Permanente de Nascentes do Complexo do Jaguari no município foram beneficiados pelo penúltimo evento ocorrido em 10 de novembro na Fazenda Esperança, “enriquecendo a faixa de preservação já existente”, pontua.

Outras áreas estão sendo selecionadas. Em uma delas, foi realizado, nessa quarta-feira (30), novo plantio em mais 900 metros quadrados. Antes de iniciar a tarefa, os estudantes receberam informações sobre como preparar a muda e a forma adequada de plantá-la, formando fileiras ou enriquecendo a flora existente. “Explicamos que o plantio deve respeitar as espécies vegetais mais rústicas, intermediárias, e de climax (árvores de grande porte que formam o maciço florestal)”, relata Hélio João de Farias Neto.

Para mais informações ou ser voluntário no projeto, entre em contato com o escritório local da Emater-MG, pelo telefone (35) 3433-1630 ou pelos e-mails: camanducaia@emater.mg.gov.br (Hélio) e escolaaraucaria@gmail.com (a/c de Rafaela).