Minas por Região
Agricultura

15h22min - 10 de Novembro de 2008 Atualizado em 16h15min - 28 de Junho de 2013

Emater-MG promove capacitação sobre queijo em Pedra Azul

A Emater-MG promove cursos para extensionistas que atuam no Projeto de Melhoria da Qualidade do Queijo Cabacinha, um tipo de muçarela produzido de forma artesanal na região do Baixo e Médio Jequitinhonha. O projeto prevê a organização da produção e venda do produto.

BELO HORIZONTE (10/11/08) - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promove, entre 10 e 14 de novembro, em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, cursos de capacitação para extensionistas que atuam no Projeto de Melhoria da Qualidade do Queijo Cabacinha, um tipo de muçarela típico da região. O projeto prevê a organização da produção e venda do produto nos municípios de Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes.

Segundo o idealizador do projeto, o assessor técnico da Emater-MG José Manoel Martins, os técnicos locais serão treinados em "Boas práticas agropecuárias" e "Boas práticas de fabricação, produção e processamento". José Manoel afirma que a intenção é garantir a melhoria da qualidade do queijo e que está previsto ainda para este ano o lançamento oficial do projeto. "Desde outubro, estamos fazendo diagnóstico das unidades produtoras e o objetivo é construir uma estrutura de comercialização do queijo cabacinha nestes municípios", explica.

De acordo com o assessor técnico, a Emater-MG ainda não tem o levantamento do número de produtores do queijo, mas a implementação do projeto será importante para garantir a identidade cultural, além de melhoria da qualidade e mais segurança ao consumidor. "A idéia é que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) seja parceiro da Emater-MG mais uma vez, para colaborar com a validação de uma legislação que permita a produção e comercialização do queijo cabacinha, nos moldes da lei do queijo minas artesanal", completa.

Venda nas estradas

O queijo cabacinha é produzido de forma artesanal na região do Baixo e Médio Jequitinhonha e é comercializado tradicionalmente na BR 116, rodovia que passa por dez estados brasileiros, inclusive Minas Gerais. Uma das preocupações da Emater-MG é com os pontos de vendas do queijo, pois eles não proporcionam uma conservação adequada do produto.

O Projeto de Melhoria da Qualidade do Queijo Cabacinha visa discutir com os produtores a implantação de uma estrutura adequada de refrigeração, produção, armazenamento e venda do produto, que é uma exclusividade mineira.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato