Agricultura

14h15min - 26 de Abril de 2011 Atualizado em 15h57min - 30 de Junho de 2013

Emater-MG viabiliza reforma de casas de famílias assentadas

MANGA (26/04/11) - Sessenta e duas famílias de produtores rurais assentados do município de Manga, no Norte de Minas, conseguiram realizar o sonho de reformar suas casas. Isso foi possível por meio do Crédito Recuperação de Materiais de Construção (RMC), disponibilizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para este ano a previsão é que outras cerca de 100 famílias dos assentamentos Japoré, Novo Plano e Santa Lúcia sejam beneficiadas pelo Crédito Recuperação de Materiais de Construção.

As famílias são orientadas pelo Governo de Minas desde o diagnóstico das moradias até a conclusão da obra, através da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As 62 famílias beneficiadas são integrantes dos projetos de Assentamento Japoré e Três Rios.

Cada família recebeu R$ 5 mil. As obras foram iniciadas no ano passado e concluídas no primeiro trimestre deste ano. O dinheiro foi utilizado na troca de portas, janelas e telhado; construção de banheiros, cômodos, varandas e áreas de serviço. A verba não é repassada diretamente para o assentado e, sim, depositada na conta da associação. O dinheiro só é liberado pelo Incra mediante apresentação de nota fiscal. “Essa reforma representa mais qualidade de vida e é a concretização de um sonho para essas famílias”, ressalta o extensionista da Emater-MG, Thiago Carvalho de Araújo.

As famílias receberam total acompanhamento da Emater-MG, que já presta assistência técnica a eles na condução de projetos agropecuários. Técnicos da Empresa participaram desde a primeira reunião sobre a inserção das famílias no programa até a escolha do material e prestação de contas.

Para receber o benefício as famílias assentadas dependem da associação à qual são filiadas. A entidade envia ao Incra a relação dos beneficiários. O Incra analisa o pedido e, se aprovado, autoriza a Emater-MG a elaborar  um laudo técnico sobre a situação das moradias.

A Empresa também calcula o valor das obras e faz uma licitação. As informações são encaminhadas ao Incra que autoriza a realização dos serviços. “O trabalho da Emater agiliza a liberação do benefício para as famílias. Além de mais qualidade de vida, com a reforma das moradias os assentados também têm mais segurança”, afirma o extensionista do escritório da Emater-MG em Manga, Renato Alves Lopes.

Elizário Neves Guedes mora com a família no Assentamento Japoré. A casa dele, construída em 2002, já não oferecia mais condições de habitação. Ele e a família foram morar com a sogra. Ao ser beneficiado pelo Crédito Recuperação de Materiais de Construção, ele conseguiu reformar sua casa. “Agora, finalmente, eu tenho o prazer de morar onde gosto. Uma casa que oferece condições de abrigar minha mulher e meus filhos”, afirma Elizário Guedes.