Governador

15h03min - 16 de Maio de 2013 Atualizado em 15h09min - 01 de Julho de 2013

Embaixadores da União Europeia cumprem agenda em Minas Gerais

Diplomatas buscam desenvolver conhecimento e identificar oportunidades de negócio no segundo Estado maior exportador para a UE

O vice-governador Alberto Pinto Coelho recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), grupo de embaixadores de países que integram a União Europeia (UE). A delegação composta por 20 embaixadores realiza um programa de visita oficial a Minas Gerais. Durante o encontro, secretários de Estado apresentaram programas e números da economia mineira. O vice-governador destacou as potencialidades mineiras e o programa de diversificação da economia do Estado, que tem o terceiro maior PIB do país.

“Temos potencialidades já tão reconhecidas como a agricultura, mais especificamente o café, um dos produtos mais exportados para a União Europeia. Mas Minas Gerais tem dado um enorme salto na diversificação da economia. Observamos a vinda de grandes empresas recentemente, como a Panasonic, a Six, a Alpargatas, Toshiba, a Case New Holland, em Montes Claros, a nova fábrica da Coca Cola, agora em Itabirito, e outras tantas que reconhecem Minas como o melhor lugar para investir”, afirmou o vice-governador.

Alberto Pinto Coelho ressaltou a segurança econômica e jurídica do Estado reconhecida por organismos internacionais, e que resultam na atração de novos investimentos.

“Nosso Estado tem sido um porto seguro nas aplicações internacionais, o que acontece, em boa medida, pela nossa excelência em gestão pública, pela segurança jurídica do Estado e através ainda dos nossos bons indicadores em educação, dos indicadores de desenvolvimento e de infraestrutura e de crescimento, acima da média nacional”, ressaltou.

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro que mais exporta para a União Europeia e o quarto que mais importa. Entre 2003 e 2012, houve crescimento de 240% do comércio bilateral entre Minas Gerais e União Europeia. A pauta exportadora contabiliza mais de 1.000 produtos.

O chefe da delegação e embaixador da Irlanda, Frank Sheridan, e a portuguesa Ana Paula Zacarias, embaixadora da União Europeia, agradeceram as boas-vindas e disseram que o encontro fortaleceu ainda mais o objetivo da visita ao Estado.

“A visita ao Governo de Minas foi, definitivamente, um começo promissor e positivo e vai nos ajudar a desenvolver conhecimento e a identificar oportunidades, que são os principais objetivos da nossa agenda”, destacou o embaixador Frank Sheridan.

Para a embaixadora Ana Paula Zacarias, “Minas Gerais é um estado completo. Há muitas empresas europeias instaladas aqui e há um grande interesse de novas empresas que aqui possam se instalar”.

Agenda da Comitiva

Depois da agenda de trabalho na Cidade Administrativa, a comitiva seguiu para um almoço oferecido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Os diplomadas vão ainda visitar a Apac Santa Luzia, que tem como um dos parceiros a ONG italiana AVSI, responsável pela capacitação do corpo técnico, por meio de cursos, seminários e dinâmicas.

Nos três dias em Minas Gerais, a delegação também participa na UFMG do seminário “Brasil e Europa: enfrentando os desafios globais”, no qual será lançado o Instituto Brasil Europa; visita o Complexo Arquitetônico da Pampulha e minas de minério de ferro da Vale. O grupo também visitará o Museu Inhotim, em Brumadinho, e a cidade de Ouro Preto.