Economia / Desenvolvimento

16h49min - 18 de Julho de 2008 Atualizado em 14h18min - 01 de Julho de 2013

Empregos crescem mais em Minas do que a média nacional

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, que revelam a liderança de Minas Gerais, no primeiro semestre deste ano, com expansão de 7,01%, contra 4,7% da média nacional. Nenhum setor da economia mineira teve saldo negativo no semestre.

BELO HORIZONTE (18/07/08) - Minas Gerais fechou o primeiro semestre como o segundo Estado na criação absoluta de empregos e o terceiro no ranking dos que mais criaram proporcionalmente ao número de vagas existentes no fim de 2007. Segundo levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de janeiro a junho, foram criadas 218.490 vagas de trabalho nas 100 cidades pesquisadas no Estado, crescimento de 7,01%, contra a média nacional de 4,7% no período. Nenhum setor da economia mineira teve saldo negativo no semestre. Entre as cidades, os destaques foram Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, Três Pontas, no Sul de Minas, e Nanuque, no Vale do Jequitinhonha.

“Tivemos um crescimento generalizado nos setores econômicos e nas diferentes regiões de Minas. O crescimento do número de empregos formais é sempre um fator animador para quem trabalha pelo desenvolvimento do Estado, já que esses novos postos significam mais dinheiro em circulação e melhores condições de vida para milhares de mineiros”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade.

Proporcionalmente, o setor que mais empregos criou foi a agricultura, com crescimento de 28,34%, em relação ao número de postos existentes no setor no final de 2007. Outros setores que registraram expansão de duas casas decimais foram a construção civil (13,82%), e as indústrias de calçados (11,77%) e de alimentos e bebidas (11,6%).

Outros setores como a administração pública (9%), a indústria de material de transporte (7,36%) e ensino (7,10%), tiveram desempenho melhor do que a média mineira do semestre. Apenas o comércio varejista teve resultado abaixo de 1% de crescimento, registrando 0,95% no semestre.

Em números absolutos, os destaques foram as atividades agrícolas, com 78,7 mil empregos, seguido do setor de serviços (49,3 mil), da indústria de transformação (42,9 mil) e da construção civil (31,3 mil).

Cidades

A Região Metropolitana de Belo Horizonte é a que registrou melhor desempenho no país. O crescimento no semestre foi de 4,85%, resultado bem acima da média das nove capitais avaliadas, que ficou em 3,68%. Na região foram criados, ao todo, 57,1 mil empregos. Três cidades da RMBH aparecem entre as dez que mais criaram empregos no período. Belo Horizonte ocupa o primeiro posto, com 36,5 mil vagas. Contagem (6,2 mil) e Betim (5 mil) ocupam o terceiro e quarto lugares.

Das cidades do interior, Uberlândia é o destaque, já que ficou atrás apenas da capital no número absoluto de empregos criados, com 6,6 mil. Completam a lista das dez mais: Juiz de Fora (3,5 mil), Nova Serrana (2,9 mil), Três Pontas (2,88 mil), Patrocínio (2,87 mil), Ipatinga e Sete Lagoas (2,85 mil cada).

Proporcionalmente, no entanto, a cidade campeã de crescimento foi Monte Carmelo que chegou à variação de 39,63% em relação ao número de empregos formais registrados em 2007. O principal alavancador desse resultado foi a agropecuária, com expansão de 169,47%, o corresponde a 2.537 vagas, ou 93,3% de todos os empregos no período.

Outro destaque foi a cidade de Três Pontas, que também contou com a agropecuária para crescer, na média geral, 33,59%. O setor registrou taxa de expansão de 68,11%, com criação de 2,5 mil postos. A cidade também contou com bom desempenho da indústria (18,34%) e do setor de serviços (11,02%).

A cidade do Sul de Minas foi seguida de perto por um município do Vale do Jequitinhonha. Nanuque teve crescimento médio de 33,43%, puxado em especial pela indústria da transformação (93,42%), o correspondente a quase 1,4 mil empregos, e pela construção civil, com 30,22% de expansão.

As outras cidades que aparecem na lista de maiores criadoras de emprego são Boa Esperança (28,98%) e Machado (24,37%), ambas do Sul de Minas, Patrocínio (20,83%), no Alto Paranaíba, João Pinheiro (19,95%), no Noroeste, Alfenas (17,9%), também no Sul de Minas, Brasília de Minas (17,34%), localizada no Noroeste do Estado, e Nova Serrana (16,38%), cidade do Centro-Oeste. Leia em fotos (anexo) Crescimento proporcional e absoluto por município.