Economia / Desenvolvimento

19h07min - 29 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 16h07min - 30 de Junho de 2013

Empresários iranianos conhecem potencial econômico de Minas

Uma comitiva iraniana composta por autoridades, empresários e executivos esteve em Belo Horizonte para participar de seminário de negócios promovido pelo Governo de Minas e Federação das Indústrias de MG, com apoio do Sebrae. Objetivo da missão é conhecer o potencial da economia de Minas.

BELO HORIZONTE (29/02/08) – Com o objetivo de conhecer o potencial da economia de Minas, uma comitiva iraniana composta por autoridades, empresários e executivos, esteve nesta sexta-feira (29), em Belo Horizonte, para participar de seminário de negócios promovido pelo Governo de Minas e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio do Sebrae.

País do Oriente Médio de posição estratégica e que passa por um processo de desestatização da sua economia, o Irã está consolidando sua política de atração de investimentos e de reforços de parcerias comerciais com diversos países. Segundo o chefe da delegação e vice-governador geral da Província de Isfahan, Mohsen Nili AhmadAbadi, “a Lei de Investimentos do Irã garante condições tranqüilas de operação para o investidor.” Ele apresentou dados sobre a Província de Isfahan, que reúne importantes complexos industriais petroquímicos e siderúrgicos, sendo responsável por cerca de 70% do aço produzido pelo Irã, além de ser importante pólo turístico.

Minas Gerais é o quinto estado nas exportações e terceiro nas importações para o Irã. Em 2006, o Estado exportou US$ 101 milhões (6,5% do total nacional) e importou US$ 3,4 milhões, o que equivale a 11% do total nacional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, reafirmou o empenho do Governo de Minas em ampliar o fluxo de comércio com outros países, mediante um intercâmbio “justo e rentável para ambos os lados”.Para o subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, o Irã poderá importar de Minas Gerais, produtos de grande competitividade como minério de ferro e itens do agronegócio.

As oportunidades do agronegócio mineiro foram apresentadas pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, que mostrou lista de itens da pauta mineira que devem interessar a compradores no Irã, como frango, frutas desidratadas, suco de frutas concentrado e sementes.

O diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã, Darcy Itiberê, disse que o momento vivido pelo Irã é propício à realização de negócios. “O mercado está se abrindo e eles estão buscando parceiros para sustentar este movimento econômico”, afirmou. Ele ressaltou que o mercado consumidor do Irã é de cerca de 300 milhões de pessoas.

À tarde, a delegação iraniana foi recebida pelo vice-governador, Antonio Anastasia, que reafirmou a disposição de Minas Gerais em consolidar o intercâmbio comercial com aquele país.