Economia / Desenvolvimento

18h49min - 27 de Maio de 2010 Atualizado em 01h12min - 29 de Junho de 2013

Encontro alinha perspectivas do Estado e dos municípios para a RMBH

Prefeitos e representantes dos 13 municípios que compõem o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além da capital mineira participaram, na Cidade Administrativa, da apresentação do Plano Macroestrutural para a área, que prevê várias ações para a diversificação da economia mineira nos próximos anos.

BELO HORIZONTE (27/05/10) - Prefeitos e representantes dos 13 municípios que compõem o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além da capital mineira, participaram nesta quinta-feira (27), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, da apresentação do Plano Macroestrutural para a área, elaborado pela Jurong Consultants e que prevê várias ações para a diversificação da economia mineira nos próximos anos.

Na abertura da reunião, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, disse que Minas Gerais vem atravessando um momento excepcional. Esta é “uma oportunidade única para que a RMBH possa ocupar espaço de destaque na economia mineira e nacional. Em um momento que o Estado vivencia a atração recorde de investimentos, devemos assegurar que esse desenvolvimento se dê de maneira sustentável, originando emprego e renda e proporcionando o bem-estar social dos mineiros”, enfatizou.

O secretário reforçou, ainda, a importância do engajamento e da atuação conjunta das diversas esferas de governo - federal, estadual e municipal - para que o Plano Macroestrutural possa ser executado com êxito, promovendo melhorias na região não apenas no presente, mas também com vistas ao futuro.

Na ocasião do encontro, os participantes conheceram a estratégia para implantação de um corredor multimodal na RMBH, transformando a área em um polo de excelência e de investimentos internacionais, garantindo o atendimento às demandas da nova economia e a geração de empregos qualificados para os próximos 20 anos.

Para o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde, a reunião permitiu alinhar conhecimentos sobre o Plano, que deve ser uma referência para o ordenamento regional ao longo das décadas seguintes.

Segundo ele, esse é o primeiro estudo em regiões metropolitanas no Brasil que é elaborado com ampla governança ambiental. Iniciado em meados de dezembro de 2008, o trabalho deu continuidade aos esforços do Governo de Minas empreendidos ainda em 2003, quando começaram os estudos sobre o modal aéreo no Estado.

“A perspectiva é que a região seja preparada para operar no conceito funcional de cidade-aeroporto onde cada investimento é avaliado em função da sua proximidade do terminal aeroportuário e do seu sistema de pistas”, explicou o subsecretário.

Hub logístico

Entre os equipamentos críticos de infraestrutura para o desenvolvimento da RMBH estão o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e a alça Norte do Rodoanel, fundamentais para assegurar a conectividade e a competitividade da área.

Luiz Antônio Athayde destacou a importância de Minas Gerais se preparar para receber os investimentos da nova economia e aproveitar o crescimento do comércio mundial que, cada vez mais, abre espaço para produtos e serviços de grande valor agregado. Nesse sentido, chama atenção o desenvolvimento de um hub logístico de passageiros e cargas na Região Metropolitana de BH.

Parte dessa estratégia, o master plan para expansão do AITN prevê que, em 2039, a capacidade final de transporte será de 37 milhões de passageiros/ano, passando então a ser um dos aeroportos de maior conectividade da América dos Sul.

Em sua primeira fase, a ampliação vai elevar a capacidade do AITN para o transporte de até 12 milhões de passageiros/ano, compreendendo 7 milhões de passageiros no terminal 1 (já reformado) e 5 milhões de passageiros na fase 1 do terminal 2.

Ação conjunta

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebastião Navarro, presente no evento, analisou o histórico de resultados positivos do Governo de Minas no que diz respeito à realização de iniciativas fundamentadas em estudos prévios e ações planejadas, permitindo o desenvolvimento harmônico do Estado. Segundo ele, as diretrizes apresentadas hoje deverão integrar também o Plano Diretor da RMBH.

O presidente da Granbel - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte - e prefeito de Lagoa Santa, Rogério César de Matos Avelar, reforçou o compromisso da instituição de colaborar com a iniciativa e atuar como interlocutora para sua implantação.