Minas por Região
Meio Ambiente

20h54min - 15 de Junho de 2011 Atualizado em 19h57min - 30 de Junho de 2013

Encontro Estadual de Catadores discute Coleta Seletiva e Inclusão Social

O 2º Encontro Estadual de Catadores tem como foco de trabalho a Coleta Seletiva e a Inclusão Social dos Catadores. Até a próxima sexta-feira (17), o tema será trabalhado em diversos painéis e debates envolvendo catadores, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), iniciativa privada e poderes públicos federal, estaduais e municipais.

BELO HORIZONTE (15/06/11) - O 2º Encontro Estadual de Catadores começou nesta quarta-feira (15) e tem como foco de trabalho a Coleta Seletiva e a Inclusão Social dos Catadores. Durante três dias, o tema será trabalhado em painéis e debates envolvendo catadores, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), iniciativa privada e poderes públicos federal, estaduais e municipais. O objetivo é discutir a participação dos trabalhadores da catação de recicláveis de forma inclusiva, por meio da implementação da coleta seletiva no Estado.

A abertura do evento contou com presenças importantes para a inclusão buscada pelos catadores e pelo poder público estadual, que apoia a luta desses trabalhadores, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) ligados à questão da gestão de resíduos e do próprio Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que é palco para o evento. Ambos compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, ressaltou a importância da discussão da logística reversa e da inclusão social dos catadores. “Em Minas Gerais, temos trabalhado arduamente para erradicação dos lixões e para implantação de disposições adequadas para os resíduos”, concluiu o secretário. Dados da Feam, referentes ao ano de 2010, mostram que mais de 50% da população tem acesso a sistemas de disposição final de resíduos sólidos, quase três vezes mais que a realidade em 2003.

A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, ressaltou a importância do CMRR, que é desenvolvido em parceria com o Servas, como uma expressão da busca por um futuro mais sustentável. “Este espaço é uma busca para uma nova visão de mundo. Precisamos rever nossos padrões de consumo”, explica a presidente. Andrea destacou ainda o trabalho do Servas por parcerias para implantação da coleta seletiva em Minas Gerais.

Representado o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Madalena Duarte falou da satisfação em mais uma oportunidade para se discutir e buscar caminhos para inclusão social dos catadores. “Nosso movimento completa 10 anos em 2011 e graças às diversas parcerias já conseguimos avançar e alcançar conquistas políticas que melhoram nossas condições de trabalho”, destaca Madalena, que chama atenção ainda para o desafio da incineração de resíduos como alternativa de geração de energia.

O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, abordou o significado ambiental do trabalho dos catadores de recicláveis. Segundo ele, “o trabalho de catação representa uma poupança de recursos naturais, o que confere ainda um valor econômico significativo a essa atividade”. Cada tonelada de material reaproveitado gera cerca de 100 reais de economia para o poder público, de acordo com a apresentação do presidente da Feam.

Apresentações

Para introduzir os assuntos que serão trabalhados durante o encontro, foram feitas três apresentações. A primeira, realizada pelo diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Alta Reciclabilidade (Abralatas), Renault Castro, trouxe a constatação que desde 2009 o Brasil possui uma taxa de reciclagem de latas de bebidas em torno de 98%, o que garante ao país a liderança mundial em reciclagem de latas de alumínio. “Este resultado é creditado em grande parte ao trabalho dos catadores”, avalia.

A segunda apresentação foi do gerente do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Queiroga. Em sua fala, o gerente classificou os catadores como agentes de saúde, haja vista a contribuição desse tipo de atividade na retirada de possíveis criadouros do transmissor da doença, que no último ano atingiu 260 mil pessoas em Minas.

Finalizando as apresentações, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) dos órgãos federais, Coleta Seletiva Solidária: Novos Olhares, Alcione Aguiar Souza. Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a implantação da coleta seletiva nos órgãos da União.

Segundo dia

O segundo dia do encontro terá a apresentação da Gerente Corporativa de Educacion, Membro CLAIP e Consejo Latino Americano de Investigacion para La Paz, Paloma Roldán Ruiz, que fará um panorama da coleta seletiva na América Latina. O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley, participa com a apresentação do panorama no Brasil, e Minas Gerais terá seu panorama apresentado por representantes do CMRR e da Prefeitura de Araxá. Em seguida, o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, fará a apresentação do Plano Estadual de Coleta Seletiva.

Serviço

O 2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores é realizado até o dia 17 de junho, das 9h às 17h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, localizado à rua Belém, nº 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cmrr@cmrr.com.br. Mais informações pelo telefone (31) 3465-1212.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato