21h29min - 17 de Agosto de 2011 Atualizado em 21h28min - 26 de Junho de 2013

Encontro Regional tem início em Governador Valadares

BELO HORIZONTE (17/08/11) - No primeiro dia do Encontro Regional do Rio Doce, nesta quarta-feira (17) em Governador Valadares, no Leste de Minas, foram iniciadas as discussões sobre as estratégias de desenvolvimento para a região do Rio Doce a partir da integração da sociedade civil organizada com o Governo do Estado.

Mais de 300 pessoas participaram do evento, entre representantes do Governo; prefeitos da região, vereadores e representantes de associações, entidades não-governamentais, fundações e conselhos municipais.

O encontro, que será encerrado nesta quinta-feira (18), integra um projeto-piloto estratégico para o Governo: o Estado em Rede, idealizado para viabilizar o modelo de Gestão Para a Cidadania – a terceira geração do Choque de Gestão, que busca dar continuidade aos avanços já alcançados, integrando a sociedade no planejamento das ações do Estado.

Na abertura dos trabalhos, a secretária de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, destacou a importância da grande representatividade presente ao encontro. “Minas inaugura aqui um tempo novo na consolidação da nossa democracia e na implementação das políticas públicas. No modelo do Estado em Rede, busca-se uma governança legítima. O Governo pretende aqui adotar uma agenda propositiva, através da Gestão Para Cidadania. E o que se pretende é construir uma metodologia para garantir a participação do cidadão nesse modelo”, explicou ela.

Em seguida, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, destacou a nova fase que está sendo iniciada, com a terceira geração do Choque de Gestão. “Minas inova, chamando toda a sociedade civil organizada para trabalhar conosco na definição dessas estratégias. O governador Antonio Anastasia tem nos incitado a ousar, sempre com responsabilidade. Que então nós possamos, aqui, ousar para construir essa agenda comum, para que a voz dos mineiros possa ser implementada em todas as nossas ações, buscando o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou.

Sensibilização

Em sua palestra, denominada “Participação para Construção da Cidadania”, o deputado federal Gabriel Chalita (PSB/SP), procurou sensibilizar os presentes, convocando-os à participação de forma efetiva. Ele deu alguns exemplos de apreço do poder público com os cidadãos, sobretudo os mais humildes – considerados muitas vezes “invisíveis” pela sociedade – e destacou a importância da participação popular na construção dos governos democráticos.

“É preciso permitir que as pessoas digam o que elas pensam, e é preciso ter humildade de aprender com o outro. E o que o Governo de Minas está fazendo é trabalhar para que as pessoas não se sintam invisíveis. Nesse encontro, vocês podem sonhar e realizar. Eu espero que Minas continue dando exemplos ao Brasil, mesclando eficiência administrativa com sensibilidade humana”.

Grupos de trabalho

Depois da apresentação das Diretrizes Estratégias do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), os representantes de organizações não-governamentais (ONGs), fundações, conselhos comunitários e municipais do Rio Doce foram organizados em dez grupos, para que pudessem debater as prioridades de cada área para a região e discutir as propostas do Governo.

Nesta quinta-feira (18), o encontro será iniciado com uma exposição sobre a participação nas redes de desenvolvimento, seus desafios e perspectivas. Em seguida, os dez grupos de rede dão sequência às reuniões de trabalho. No encerramento, será elaborado um caderno de prioridades estratégicas regionais, além da eleição de um representante por rede para acompanhar as ações governamentais na região.