21h13min - 18 de Maio de 2010 Atualizado em 09h44min - 30 de Junho de 2013

Encontro reúne escritores e gestores de bibliotecas públicas

BELO HORIZONTE (18/05/10) - Foi aberto nessa segunda-feira (17) o III Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais realizado pela Superintendência de Bibliotecas Públicas, unidade da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG). O Encontro termina nesta quarta-feira (19).

O evento, que nesse ano acontece dentro da programação da Bienal do Livro de Minas, reúne secretários municipais de educação e cultura, bibliotecários e agentes culturais para discutir, entre outros temas atinentes à democratização do acesso à leitura, a formulação de planos municipais de livro e leitura.

A realização do Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais no espaço da Bienal do Livro, além de chamar a atenção do grande público para a importância das bibliotecas públicas e comunitárias como única possibilidade de acesso ao livro e à leitura para a maioria da população brasileira, é uma oportunidade para que muitos gestores culturais do interior do Estado tenham, pela primeira vez, contato com livrarias e editoras.

O encontro conta com a participação dos escritores Bartolomeu Campos de Queirós, Marina Colasanti, Nilma Lacerda, Leo Cunha, Dagmar Braga e Fábio Sombra. Também participam a secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Elizabeth Serra; a coordenadora de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Gabriela Gambi; o secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto; a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Raquel Elizabete de Souza Santos; a representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Educação Continuada do Ministério da Educação, Dênia Freitas de Oliveira; a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Cavalcanti, a coordenadora do Programa Teia de Textos, Maria Antonieta Pereira, além da equipe da Superintendência de Bibliotecas Públicas e de gestores de bibliotecas públicas municipais e comunitárias de municípios mineiros com práticas exemplares de promoção da leitura.