14h26min - 27 de Novembro de 2007 Atualizado em 23h17min - 27 de Junho de 2013

Entrega de medalha marca bicentenário de Teófilo Ottoni

Autoridades participaram da primeira solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni, criada para homenagear pessoas e instituições que tenham se dedicado ao Norte-Nordeste de Minas Gerais, além dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A homenagem marca o bicentenário do político mineiro.

SERRO (27/11/07) – O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, presidiu, nesta terça-feira (27), na Praça João Pinheiro, na cidade do Serro, no Médio Jequitinhonha, a primeira solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Ao lado de autoridades de toda região, o deputado homenageou o político mineiro, que nasceu no dia 27 de novembro de 1807, na Vila do Príncipe, atual cidade do Serro. Neste ano, comemora-se o bicentenário de Ottoni.

“Quando fundou a companhia de navegação do Vale do Mucuri, Ottoni abriu uma grande perspectiva de crescimento para Minas Gerais, demonstrando o mesmo espírito oriundo dos bandeirantes”, destacou Alberto Pinto Coelho, em seu discurso, lembrando o trabalho realizado por Teófilo Ottoni naquela região mineira.

O presidente da Assembléia destacou os atuais projetos do Governo de Minas em busca de desenvolvimento para as regiões mais pobres do Estado, assim como fez Ottoni.

“O nosso governador Aécio Neves tem se mostrado um ardente defensor da região, buscando para o Norte e o Nordeste do Estado melhores índices de desenvolvimento. Prova desse interesse tem sido a atuação da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas (Sedvan), uma das marcas de seu governo, pelos projetos e programas que, visando ao crescimento econômico e social, também vêm melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano de seus municípios”, destacou em seu discurso.

O vice-governador Antonio Anastasia, que participaria da solenidade, não pôde comparecer em razão das fortes chuvas que cairam nesta manhã, no Serro, impedindo o pouso e decolagem de aeronaves.

Comenda

A Medalha Teófilo Ottoni foi criada em 2007, por meio da Lei 16.920, por iniciativa do deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia. O objetivo é homenagear pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte-Nordeste de Minas Gerais, vales do Jequitinhonha e do Mucuri, e Norte de Minas.

A lei prevê que a entrega da medalha será feita anualmente pelo governador do Estado, em cerimônia realizada no dia 27 de novembro, alternadamente nos municípios do Serro e de Teófilo Ottoni.

Neste ano, 39 pessoas foram agraciadas com a medalha, entre elas a secretária-adjunta de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Maria Coeli Simões Pires; a presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargadora Assuste Dumont Reis Magalhães e o prefeito da cidade do Serro, Guilherme Simões Neves. O ex-embaixador José Aparecido de Oliveira, que faleceu no mês passado, foi homenageado com a comenda, recebida por sua esposa, Maria Leonor Gonçalves.

Biografia

Teófilo Ottoni entrou para a história brasileira especialmente pela sua atuação na Revolução Liberal de 1842 e pelo trabalho para o desenvolvimento do Mucuri.

Foi o primeiro dos onze filhos de Jorge Benedito Ottoni e Rosália de Souza Maia Ottoni. Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha no Rio de Janeiro, onde gradou-se como guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro e fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.

Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé até Ouro Preto.

Anistiado pelo imperador Dom Pedro II, em 1844, foi reeleito deputado por Minas Gerais no ano seguinte. Afastou-se da política em 1850 e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do Estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do vale do rio Mucuri.

Com ela promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Ottoni.

Elegeu-se senador em 1864. Muito doente, com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de Intoxicação Miasmática, adquirida no Mucuri.