18h23min - 26 de Maio de 2009 Atualizado em 12h23min - 30 de Junho de 2013

Epamig apresenta em Pitangui tecnologias para o agronegócio

Produção de sementes em Minas Gerais, qualidade do leite, cultivo e utilização do milho e empreendimento coletivo são alguns dos temas que estão sendo apresentados no 1º Seminário de Tecnologias para o Futuro, que começou nessa segunda-feira (25) e se encerra na sexta-feira (29), no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), em Pitangui, no Centro-Oeste do Estado. O Seminário tem como objetivo levar aos produtores de Pitangui e região as tecnologias geradas pela Epamig, além de promover intercâmbio entre alunos do ensino técnico do ITAC e pesquisadores da Empresa.

PITANGUI (26/05/09) - Produção de sementes em Minas Gerais, qualidade do leite, cultivo e utilização do milho e empreendimento coletivo são alguns dos temas que estão sendo apresentados no 1º Seminário de Tecnologias para o Futuro, que começou nessa segunda-feira (25) e se encerra na sexta-feira (29), no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Pitangui, no Centro-Oeste do Estado. O Seminário tem como objetivo levar aos produtores de Pitangui e região as tecnologias geradas pela Epamig, além de promover intercâmbio entre alunos do ensino técnico do ITAC e pesquisadores da Empresa.

Durante a abertura do evento, nessa segunda-feira (25), o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Enilson Abrahão, apresentou os avanços conquistados pela Empresa e ressaltou a importância em se alinhar ensino técnico e pesquisa. “Vocês jovens serão os profissionais que darão continuidade a esse trabalho. Do ITAC pode sair um grande pesquisador ou gestor da pesquisa”, disse. O prefeito de Pitangui, Evandro Mendes, anunciou a renovação do convênio entre ITAC/Epamig e prefeitura. “Com a renovação desse convênio, estamos assumindo e investindo em nossa vocação para a agricultura”, declarou.

Para o estudante do último período do Curso Técnico em Agropecuária, Hemerson Azevedo, o evento possibilita o aprofundamento em culturas que conheceu durante o curso. “Pretendo levar os conhecimentos aqui adquiridos aos produtores de Pitangui e do Norte de Minas”, explicou. Hemerson é de Bocaiúva, no Norte de Minas, e estuda no ITAC através de bolsa concedida por uma cooperativa daquela região.

A programação do seminário pode ser conferida no site www.epamig.br.

Mapeamento da pecuária leiteira

Na tarde dessa segunda-feira (25), pesquisadores, estudantes, produtores e empresários discutiram sobre a qualidade do leite na ordenha mecânica e manual, na região de Pitangui. A mesa redonda foi coordenada pelo pesquisador da Epamig, Carlos Guilherme Carvalho, autor do projeto de extensão, em parceria com o curso de Agronomia Funedi/UEMG, “Práticas de manejo, qualidade do leite produzido e rentabilidade da atividade na região de Pitangui”.

Segundo o pesquisador, o projeto visa o treinamento da mão-de-obra sobre boas práticas de manejo de ordenha e os custos da atividade leiteira em Pitangui e região. “Em três anos, iremos fazer um diagnóstico (mapeamento) prospectivo”, explicou. O projeto pretende atender uma demanda da região de aumentar a qualidade do leite produzido para a indústria. “Como forma de estímulo ao produtor, as cooperativas pagam mais pelo leite de maior qualidade. Assim, a indústria ganha e o produtor atende as normas, além de aumentar a lucratividade de sua produção”, concluiu.