Minas por Região
Agricultura

17h05min - 28 de Novembro de 2012 Atualizado em 15h38min - 01 de Julho de 2013

Epamig comercializa alevinos de tilápia do Nilo

Os alevinos são obtidos através do método de reversão sexual, que garante um crescimento uniforme dos lotes ao longo do ciclo de produção

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está comercializando alevinos machos de tilápia do Nilo produzidos na Fazenda Experimental de Leopoldina (Felp), na Zona da Mata mineira. Os alevinos são obtidos através do método de reversão sexual – tecnologia empregada para produção apenas de tilápias do sexo masculino, por meio do uso de hormônio masculinizante na ração ou por altas temperaturas –, que garante um crescimento uniforme dos lotes ao longo do ciclo de produção, bem como ganho de peso e conversão alimentar diferenciados.

Segundo o pesquisador em aquicultura da Epamig, Alexmiliano Vogel de Oliveira, a tilápia é um dos melhores peixes para criação em cativeiro, seja em tanques escavados ou em tanques-rede. Apresenta excelente crescimento, alcançando condições de abate e comercialização após cinco ou seis meses, se manejado em boas condições de água e alimentação. As tilápias se desenvolvem rapidamente e possuem carne nutritiva, rica em proteínas, com baixo teor de gordura e presença de ômega 6. De cor branca e de sabor suave, podem ser utilizadas para assar, grelhar ou cozinhar. “É o peixe cujo consumo mais cresce no mundo”, ressalta o pesquisador.

A Felp dispõe de estoque médio renovável de 50 mil alevinos de tilápia do Nilo para venda, ao preço de R$ 130,00 o milheiro, à vista, embalado para viagem. Os alevinos podem ser adquiridos diretamente na Fazenda Experimental, pelo telefone (32) 3441-2330 ou pelo e-mail: felp@epamig.br, com o gerente Paulo Gama.

O programa de aquicultura desenvolvido na Felp tem como objetivo gerar conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento da aquacultura em Minas Gerais. Os pesquisadores realizam avaliação zootécnica de espécies nativas da bacia do rio Paraíba do Sul para utilização em piscicultura, avaliação de sistemas intensivos de produção de tilápias do Nilo, do sistema de fluxo contínuo de água e em tanques-rede, e a definição de níveis e combinações dos diversos fatores de produção mais adequados ao desempenho produtivo dos peixes, tendo em vista a sustentabilidade econômica e ambiental dos empreendimentos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato