12h22min - 15 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 06h02min - 29 de Junho de 2013

Epamig inicia obras do Centro de Capacitação Tecnológica

JUIZ DE FORA (15/02/11) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu início às obras que irão transformar o antigo prédio de dormitórios do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, em Centro de Capacitação Tecnológica. Os recursos de R$ 1,968 milhão são provenientes da segunda etapa do PAC/Embrapa/Oepas e preveem, ainda, a revitalização do prédio do setor administrativo do instituto - tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal - e do auditório.

O presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, vistoriou as obras, que começaram pelo auditório do ILCT. “Com o Centro de Capacitação, a ideia é termos instalações adequadas para realização de cursos rápidos destinados a produtores de queijos do Brasil e até de outros países”, afirmou. As obras estão previstas no Plano Diretor do ILCT, elaborado para o período 2005-2010.

A empresa Beltane e a construtora Engewal, ambas de Juiz de Fora, venceram a licitação e estão responsáveis pela instalação de combate a incêndio e pânico e pela parte civil da obra. O projeto prevê a criação de sete salas de aula, biblioteca, salas de estudo individual e coletivo, salas de pesquisa (internet) e de reunião, 20 salas para pesquisadores, cantina, secretaria, salas para a Coordenação de Ensino, além de 12 apartamentos com banheiros privativos para acomodar os alunos de outros municípios, estados e até de fora do Brasil que buscam os cursos do ILCT. A planta também prevê espaço exclusivo para as instalações do Polo de Excelência do Leite e Derivados.

Os recursos ainda contemplam a revitalização do prédio administrativo do ILCT, que vai receber novas instalações elétricas e pintura. Já o auditório do instituto contará com novo telhado, nova pintura e rede elétrica; o laboratório de análises terá as instalações elétricas substituídas; e o refeitório do ILCT será remodelado. Todos os prédios contarão com rampas e banheiros adaptados a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Inauguração

As obras representam o resgate da tradição da instituição como referência em ensino, pesquisa e difusão de tecnologia em leite e derivados no Brasil e no exterior. O projeto de revitalização do ILCT começou com a reforma completa do núcleo industrial, cuja inauguração está prevista para maio deste ano. Só na nova fábrica-escola, a Epamig investiu R$ 2,5 milhões, recurso proveniente do PAC/Embrapa/Oepas e do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Com o término da fase de instalação dos novos equipamentos, previsto para março, o prédio, que foi construído para abrigar um presídio e há 75 anos funciona como fábrica de laticínios, passará a contar com espaços adequados para a realização de pesquisas na área de lácteos, fabricação de produtos e manutenção do Curso Técnico em Leite e Derivados. Na primeira etapa da obra, concluída no final de 2008, foi implantada a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que será responsável por tratar todo o esgoto produzido de forma intermitente, atendendo a deliberação normativa do Copam 010/86. A capacidade é para cerca de 50 mil litros de efluentes/dia.

Referência

O ILCT contribui há 75 anos para o crescimento da indústria brasileira de laticínios, desenvolvendo e difundindo tecnologia, capacitando pessoal para o setor e formando técnicos que atuam nos segmentos da cadeia de lácteos por todo o Brasil e em outros países. A integração entre ensino, pesquisa e fábrica de laticínios coloca o ILCT como referência para mais de 60 países, difundindo tecnologia na formação de novos técnicos e na produção de 34 tipos de produtos processados, entre queijos finos e convencionais, bebidas fermentadas, doce de leite, manteiga e iogurte.