14h03min - 29 de Abril de 2011 Atualizado em 06h41min - 30 de Junho de 2013

Epamig lança cartilhas e ministra curso para técnicos da Emater-MG no Jequitinhonha

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está lançando duas cartilhas destinadas a produtores rurais e pequenos laticinistas da região do município de Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha. As cartilhas tratam sobre Boas Práticas de Fabricação e Tecnologia de fabricação de bebidas lácteas fermentadas e não fermentadas.

BELO HORIZONTE (29/04/11) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), está lançando duas cartilhas destinadas a produtores rurais e pequenos laticinistas da região de Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha. As cartilhas tratam sobre Boas Práticas de Fabricação e Tecnologia de Fabricação de Bebida Láctea Fermentada e Não Fermentada e serão apresentadas durante o curso de Fabricação de Queijo de Coalho e Bebidas Lácteas, nos dias 4 e 5 de maio, na Fazenda Experimental de Acauã. A primeira turma será formada por 15 técnicos da Emater-MG Regional de Capelinha.

O lançamento das cartilhas faz parte do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, que prevê o aproveitamento do soro de queijo de coalho para a elaboração de bebidas lácteas na comunidade rural de Leme do Prado. Segundo o pesquisador do ILCT responsável pelo projeto, Junio César Jacinto de Paula, o objetivo é introduzir a fabricação de outros produtos lácteos junto aos cerca de mil produtores locais, como nova opção para alavancar a economia da região.

Além das cartilhas, estão planejados outros seis cursos com 20 vagas cada, sendo um por mês, para treinamento dos produtores rurais e de pequenos laticinistas. A Epamig, através do gerente da Fazenda Experimental de Acauã, Thiago Costa Ferreira, já está cadastrando os produtores interessados em participar do curso. A Emater-MG Regional de Capelinha, parceira do projeto e que já realiza trabalhos junto às comunidades do Vale do Jequitinhonha, deverá ser responsável pela continuidade das atividades após o término do projeto, explica Junio de Paula.

O curso será oferecido na unidade modelo de laticínio implantada pela Epamig na Fazenda Experimental de Acauã, que já está preparada para produção de queijo de coalho, manteiga de garrafa e bebidas lácteas, cuja tecnologia de fabricação foi adaptada às condições da agroindústria familiar local. “Pretendemos mostrar aos produtores que o soro extraído dos produtos lácteos fabricados no laticínio, considerado resíduo, é rico em proteínas e vitaminas e pode ser aproveitado para ampliar a renda familiar”, explica o pesquisador.

Com a introdução de novas possibilidades de fabricação, a Epamig quer dar início às atividades do laticínio modelo de Acauã, cujas instalações já estão concluídas. A intenção é beneficiar tanto produtores de agricultura familiar que desejam montar uma estrutura adequada de fabricação, quanto indústrias do Norte de Minas que pretendem adotar nova tecnologia gerada.