13h58min - 05 de Setembro de 2013 Atualizado em 13h57min

Epamig participa de workshop sobre mudanças climáticas na Semana Internacional do Café

Evento, considerado um dos principais do setor cafeeiro em âmbito mundial, será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 13 de setembro

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participará de uma série de três workshops, com o tema “Equipando-nos para a Mudança Climática” dentro da programação da Semana Internacional do Café. Os workshops vão discutir o impacto das mudanças climáticas para a cafeicultura.

O presidente da empresa, Marcelo Lana Franco, participa da abertura do workshop no dia 9 de setembro, às 14h30. Para ele, as pesquisas acerca das mudanças climáticas são algumas das mais exponenciais da Epamig. “Todas as questões que envolvem meio ambiente são fundamentais para a produção não só de café, mas de todos os alimentos, e por isso as pesquisas sobre clima são estratégicas e seus resultados devem ser difundidos com o maior nível de eficácia possível”, afirma.

De acordo com o diretor técnico da instituição, Plínio César Soares, as pesquisas da empresa focam no melhoramento genético do café, o que implica uma busca por aumento da produtividade e resistência a doenças, especialmente a ferrugem – que é a principal doença do cafeeiro. “Um dos desafios dos pesquisadores é a obtenção de cultivares resistentes aos nematoides das galhas e ao bicho mineiro, mas atualmente outro foco muito importante dos melhoristas é o desenvolvimento de cultivares tolerantes à seca e adaptadas às mudanças climáticas que ocorrem em todo o mundo”, explica.

Na programação, os pesquisadores da Epamig Régis Pereira Venturin e Gladyston Rodrigues de Carvalho vão apresentar o painel “Pesquisas sobre a Mudança Climática no Brasil”, no dia 9 de setembro. “O que acontece quando enchentes, secas ou doenças reduzem significativamente a colheita dos pequenos produtores?” “O que isso significa para a subsistência, a segurança alimentar e para a qualidade da produção?” Qual seria o valor adicional que a indústria do café deve investir? Questões como esta serão debatidas durante a atividade.

O workshop é promovido pela Fundação Hanns R. Neumann Istiftung (HRNS) e pela Iniciativa Café e Clima (C&C),  que tem como membros associados empresas da Noruega, Finlândia, Itália, Alemanha, França e Brasil, com apoio da Epamig. O atividade será realizado no Mini-Plenário do nível 2 do Expominas nos dias 9, 11 e 12 de setembro, das 13h30 às 18h. Produtores, pesquisadores, extensionistas e técnicos interessados na área podem participar.  As inscrições são gratuitas e devem ser feita no local do evento.

Cultivares

Durante a Semana Internacional do Café, o público poderá experimentar o café feito a partir de quatro cultivares desenvolvidas por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. As escolhidas foram Catiguá MG2, Paraíso 1, Paraíso 2 e Pau-brasil. Todas com alta qualidade sensorial, elevada produtividade e principalmente resistentes à ferrugem, uma das principais doenças do cafeeiro.  Baristas ficarão no estande da instituição, auxiliando o público na degustação da bebida.