Agricultura

14h54min - 29 de Outubro de 2009 Atualizado em 00h58min - 01 de Julho de 2013

Epamig promove 3º Seminário do Morango no Sul de Minas

POUSO ALEGRE (29/10/09) - Sistema economicamente viável e alimento mais seguro. Esses temas serão apresentados no 3º Seminário do Morango, que será realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no dia 5 de novembro em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Durante o evento, os participantes conhecerão boas práticas agrícolas, saberão mais sobre fertirrigação (aplicação simultânea de fertilizante e água), mofo cinzento, rastreabilidade e produção integrada do morango.

O objetivo do seminário é apresentar aos produtores do Sul de Minas um sistema de produção de morango que permite redução no uso de agrotóxicos e, por isso, torna-se um alimento mais seguro para o consumidor. Segundo o pesquisador da Epamig, Mário Sérgio Dias, para o produtor obter o selo de produção integrada, ele deverá se adequar às normas técnicas. “A produção passará por processo de vistoria e auditoria e, em seguida, poderá receber o selo de certificação, possibilitando ao produtor novos mercados”, explica.

De acordo com o pesquisador, o sistema é viável financeiramente, além de resultar em produto com melhor qualidade para o consumidor. “Com o selo as pessoas saberão que o morango é um alimento seguro para ser consumido. O produto virá com código de barras e esse código permitirá o rastreamento do plantio à colheita do morango”, afirma.

Durante o seminário serão apresentadas normas técnicas exigidas para obtenção da certificação de produção integrada do morango. As inscrições são gratuitas. O evento será realizado às 13h, na Universidade do Vale do Sapucaí (Univas) – Anfiteatro Medicina – avenida Alfredo Custódio de Paula, 320, Pouso Alegre.

Mais informações: (35) 3421-3791.

Morango em Minas

Embora Minas Gerais seja responsável por 33% da produção nacional de morango, o Estado ainda não tem propriedade com certificação de produção integrada. Segundo Mário Sérgio, Pouso Alegre e região têm vários produtores que querem se adequar às normas exigidas para obtenção do selo. “Parte dos produtores conseguirão se adequar às normas e conquistar o selo nos próximos dois anos”, prevê.

A Epamig, por meio do Núcleo Tecnológico Batata e Morango, criado em 2007, em Pouso alegre, realiza pesquisas de desenvolvimento de variedades mais adaptadas à região Sul de Minas, mais produtivas e com melhor qualidade do fruto. Segundo o pesquisador da empresa, Joaquim de Pádua, as pesquisas realizadas no núcleo buscam desenvolver frutos mais firmes, resistentes ao transporte e às prateleiras dos mercados. “Realizamos também análise pós-colheita nas propriedades rurais para verificamos teor de açúcar, acidez, sabor e textura da polpa do morango”, afirma. O núcleo realiza pesquisas sobre controle de pragas e doenças, uso de agrotóxicos registrados para a cultura do morango, além de orientação para evitar contaminação biológica durante colheita e embalagem.