Minas por Região
Agricultura

16h26min - 07 de Julho de 2009 Atualizado em 19h01min - 30 de Junho de 2013

Epamig promove curso de iniciação ao vinho e à degustação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove nesta sexta-feira (10) em Lavras, Sul de Minas, o curso ‘Iniciação ao Vinho e à Degustação’, em que os participantes terão a oportunidade de conhecer as principais diferenças entre as variedades de uvas e entre vinhos comuns e finos. O curso abordará a história do vinho; a relação vinho e saúde; conservação; degustação; serviço do vinho; harmonização; variedades de uvas; elaboração de vinhos; leitura dos rótulos; perguntas e respostas; insumos (rolhas e garrafas).

LAVRAS (07/07/09) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove nesta sexta-feira (10) em Lavras, Sul de Minas, o curso ‘Iniciação ao Vinho e à Degustação’, em que os participantes terão a oportunidade de conhecer as principais diferenças entre as variedades de uvas e entre vinhos comuns e finos. O curso abordará a história do vinho; a relação vinho e saúde; conservação; degustação; serviço do vinho; harmonização; variedades de uvas; elaboração de vinhos; leitura dos rótulos; perguntas e respostas; insumos (rolhas e garrafas).

Segundo a enóloga do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, Marité Dal'Osto, o objetivo desse curso é iniciar as pessoas no mundo do vinho, principalmente com relação ao vinho fino. "O curso faz com que as pessoas tenham condições de avaliar um vinho desde a hora da compra até fazer uma harmonização com alguma refeição", explica.

O curso será realizado no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Anfiteatro do Geosolos e terá início às 16h. O valor da inscrição é de R$ 50,00. As vagas são limitadas. Informações: (35) 3829-1190 – ctsm@epamig.br.

Núcleo Epamig Uva e Vinho

O Núcleo Epamig Uva e Vinho tem norteado, desde sua criação em 2005, as estratégias de pesquisa em vitivinicultura em Minas Gerais com destaque para as regiões Sul (Caldas, Andradas, Cordislândia e Três Corações); Vale do Jequitinhonha (Diamantina); Noroeste (João Pinheiro) e Norte (Pirapora e Jaíba).

Segundo o gerente do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, César Augusto Fabrino, para apoiar as ações do núcleo a Fazenda Experimental de Caldas possui infra-estrutura, constituída por bancos de germoplasmas das principais variedades de copa e de porta-enxertos de videira, áreas experimentais de manejo e condução da videira, unidade de enxertia tipo Omega e produção de mudas, modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, além da única adega enológica experimental presente na região Sudeste do Brasil.

Atualmente, o núcleo possui em seu quadro de pesquisadores, profissionais altamente qualificados, especialistas em importantes áreas da Ciência e Tecnologia, como ecofisiologia vegetal, enologia, fitotecnia, ciências dos alimentos, genética e biologia molecular de plantas.

Dicas

Os vinhos tintos são os mais indicados para o inverno, por serem mais encorpados e "quentes", além de combinarem com os pratos (mais calóricos e temperados) que tradicionalmente são consumidos no inverno. Segundo Marité, o que não se deve deixar de observar no momento da compra é o local em que o vinho se encontra armazenado (deve ser o menos iluminado possível para evitar oxidações) e se há alta rotatividade para não se beber um vinho que já esteja em seu declínio.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato