20h38min - 07 de Outubro de 2011 Atualizado em 23h32min - 29 de Junho de 2013

Epamig realiza Dia de Campo “Colheita mecanizada do feijão” no Jaíba

JAÍBA (07/10/11) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará na próxima segunda (10), o Dia de Campo “Colheita mecanizada do feijão”, na Fazenda Experimental em Jaíba, no Norte do Estado. O objetivo do evento é divulgar tecnologias de cultivo do feijoeiro para produtores rurais e técnicos da região.

Os participantes conhecerão resultados de cultivo da variedade de feijão BRSMG Madrepérola, desenvolvida através do Programa para o Melhoramento Genético do Feijão para o Estado de Minas Gerais, envolvendo Embrapa, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Lavras e Epamig. A Madrepérola é considerada uma cultivar de alta produtividade, tem o grão bege claro e mantém essa coloração por um período superior ao da maioria das cultivares comerciais do tipo carioca.

Também serão apresentados sistemas de produção de sementes e mecanização de todas as etapas de cultivo desta espécie. De acordo com o gerente da Fazenda Experimental de Jaíba, Otacílio Gomes Filho, grande parte da colheita ainda é manual no município. Os produtores terão oportunidade de conhecer máquinas de ceifar e de colher feijão, um dos grande gargalos da produção na região, devido à escassez e custo elevado da mão-de-obra.

O Dia de Campo “Colheita mecanizada do feijão” é realizado pela Epamig, em parceria com a Emater-MG, com o apoio de empresas privadas do setor de máquinas agrícolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Pesquisas em feijão

As pesquisas em feijão na Epamig são desenvolvidas desde a década de 70, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Atualmente, a Epamig realiza pesquisas em melhoramento genético, manejo integrado de doenças; tecnologia de adubação, estudos com raízes do feijoeiro, dentre outras.

Foram desenvolvidas nos últimos anos, diversas cultivares de grãos dos tipos carioca, preto, manteigão e vermelho, além de tecnologia de manejo de doenças, especialmente do mofo-branco do feijoeiro e tecnologias relacionadas ao arranjo espacial adequado de plantas.

Dia de Campo “Colheita mecanizada do feijão”

Data: 10 de outubro de 2011

Local: Fazenda Experimental do Jaíba - Núcleo Comunitário de Jaíba - Zona Rural - CEP: 39468-000 - Jaíba – MG

Informações: (38) 3834-1760 / (38) 3833-1550