17h03min - 30 de Dezembro de 2008 Atualizado em 11h10min - 01 de Julho de 2013

Epamig tem 18 projetos aprovados para agricultura familiar

BELO HORIZONTE (30/12/08) - Em dezembro a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) liderou o ranking de aprovação de projetos na seleção pública de propostas de pesquisa e extensão tecnológica para “Produção de Tecnologias, Conhecimentos Apropriados, e Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e selecionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Das 56 propostas aprovadas 18 são da Epamig, o que corresponde a 32%, do total de propostas. Outras Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) tiveram no máximo cinco propostas aprovadas. Em outubro a Epamig também liderou o ranking de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo do edital do MDA é apoiar projetos que contribuam para a promoção da sustentabilidade econômica, ambiental e social e a conquista de melhores condições de inserção nos mercados e na geração de rendas agrícola e não-agrícola. Com o edital, as OEPAs passam a contar com mais recursos para financiar suas pesquisas.

Dentre os projetos da Epamig que foram aprovados estão temas como: “Qualidade nos campos: melhoria da qualidade do leite e capacitação de pequenos produtores da região de Campos das Vertentes”, da pesquisadora Vanessa Aglae Teodoro, “ Sistemas consorciados de produção de cafeeiros para agricultura familiar no projeto Jaíba”, da pesquisadora Vânia Silva e “Desenvolvimento de sistemas agrícolas para propriedade familiar do projeto Jaíba: agregação de valor e economia de água”, de autoria de Fúlvio Simão.

Projetos para a Agricultura Familiar em Minas

“Sistemas de produção de morango para agricultores familiares para diversificação da produção e como nova alternativa de renda na região central de Minas Gerais” é tema do projeto da pesquisadora da Epamig Juliana Simões. O projeto, que será executado entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011, avaliará o comportamento de diferentes cultivares de morango para adaptação ao sistema orgânico de produção em pequenas propriedades de agricultores familiares e implantará unidades demonstrativas para divulgação da cultura como nova alternativa de renda para as comunidades que esses agricultores estão inseridos.

Segundo Juliana, o projeto tem o objetivo de difundir a cultura do morango no município de Três Marias e encontrar alternativas para o manejo de forma sustentável. “Trabalhos preliminares com o cultivo do morango na região Central de Minas já indicam um grande potencial para a cultura na região, com menor índice de ocorrência de pragas e doenças. Assim, espera-se demonstrar a viabilidade da produção de morango entre os agricultores familiares, em um sistema mais sustentável, com menor utilização de insumos externos, maior qualidade do produto obtido e maior rentabilidade”, explica.

No Sul de Minas o projeto do pesquisador Gladyston Carvalho “Revitalização da Cafeicultura com enfoque no sistema de produção familiar em dois municípios do Sul de Minas Gerais” pretende caracterizar e monitorar as áreas cafeeiras dos municípios de Santo Antônio do Amparo e São Sebastião do Paraíso, bem como divulgar tecnologias geradas e capacitar agricultores familiares visando à revitalização da cafeicultura familiar através da inserção de tecnologias específicas para o sistema de produção da cafeicultura familiar.

Para Gladyston não se pode negar a importância que agricultura familiar possui na economia do país sendo, por isto, relevante estudá-la. “Após 36 meses de execução, esse projeto permitirá caracterizar e monitorar as áreas cafeeiras, disponibilizar tecnologias viáveis para a realidade desses produtores, por meio de processos de avaliação de campo que estão ao alcance dos agricultores e apoiados pela avaliação em laboratório de análise química do solo, além de demonstração em campo de lavouras utilizando ‘tecnologias apropriadas para a cafeicultura familiar’ e dias de campo”, explica.

Já no Norte de Minas será desenvolvido, em 2009 e 2010, o projeto “Emergência de arranjos produtivos de oleaginosas perenes, no Cerrado brasileiro: o caso da cadeia produtiva do biodiesel da macaúba no município de Montes Claros”, de autoria do pesquisador José Carlos Fialho. O projeto avaliará a estrutura, a coordenação e o desempenho das cadeias da segunda melhor fonte oleaginosa, a macaúba.

Apesar do potencial da macaúba, o aproveitamento é precário e o uso atual da matéria-prima macaúba destina-se à produção de sabão e cosméticos feitos com frutos de melhor qualidade. O grande desafio desse projeto é descobrir a possibilidade de se produzir biodiesel de cultura perene, numa cadeia produtiva organizada, a partir da macaúba de modo mais sustentável. O pesquisador espera que a partir desse projeto surjam ações que melhorem o desenvolvimento da cadeia produtiva agroindustrial da macaúba e que essas ações sejam aplicadas em outras regiões.