Minas por Região
Copa do Mundo

15h09min - 19 de Janeiro de 2012 Atualizado em 14h53min - 30 de Junho de 2013

Equipamentos modernos contribuem para cumprimento do cronograma das obras do Mineirão

BELO HORIZONTE (19/01/12) - Além dos 1,5 mil operários que hoje trabalham no Mineirão, há um time de equipamentos modernos que contribuem para o cumprimento do cronograma das obras de modernização do estádio. Um deles é o conjunto de máquinas de transporte de materiais, que chegará à obra em breve. Quatro novas gruas serão instaladas dentro do estádio para içar materiais depositados fora do campo, como estruturas metálicas da nova cobertura e pré-moldadas de concreto da futura arquibancada inferior. Duas delas apresentam alcance de “braço” de 75 metros, enquanto o das outras duas será de 52,6 e 48,4 metros. A primeira já está sendo montada e estará liberada para operação a partir de segunda-feira (23).

“As máquinas de última geração têm a vantagem de mobilizar um grupo específico de trabalhadores, formando profissionais capacitados com relação às novas tecnologias em maquinário da engenharia civil”, diz o engenheiro Severiano Braga, gerente de operações da Minas Arena, empresa responsável pelas obras e futura operadora.

A plataforma elevatória com autonomia de movimento manejável por um joy stick interno também contribui para essa celeridade. Ela alcança locais onde os andaimes não entram. O operador manobra giros de 360º com a máquina de dentro da cabine. “Substitui assim os andaimes tradicionais, que consomem tempos longos para montagem e desmontagem. Ela oferece a vantagem de ser facilmente deslocada de um local a outro com agilidade”, explica Severiano. É empregada hoje nos trabalhos de reparo da parte interior da cobertura da arquibancada. Existe, porém, um modelo de andaime na obra que se sobressai dos demais tipos modulares, também presentes. É o andaime tubular móvel com rodas e freio. Atualmente, é utilizado nos trabalhos de reparo do teto do estádio. Oferecem mais segurança, são rápidos e de fácil montagem.

Outro equipamento de destaque encontrado na obra é o manipulador telescópico para transporte vertical e horizontal de materiais. Sua vantagem é a de recolher e transportar materiais a partir de locais diversos, devido a uma espécie de garfo de grande alcance. “Esse só é encontrado em grandes empreendimentos. Não estão presentes, por exemplo, em obras prediais”, acrescenta Severiano.

A perfuratriz é mais um instrumento de rapidez e eficiência. Além de sua função básica de perfuração, a máquina injeta concreto nos poços perfurados. “Esta máquina executa duas funções importantíssimas, que normalmente são as que consomem mais tempo em uma obra”, diz o engenheiro. São instrumentos imprescindíveis nas fases de fundação de estruturas. Hoje, 90% das fundações da área interna e 80% da externa foram concluídas.

Como todo time tem seu mascote, o da obra “atende” pelo nome de Bob Cat. É uma mini-empilhadeira, bem ágil, que transporta até 500 quilos. A obra conta ainda com várias outras máquinas típicas de grandes empreendimentos em construção, como as escavadeiras, mini-escavadeiras, retroescavadeiras e o martelo rompedor hidráulico, por exemplo. Ao todo, trabalham nas obras cerca de 100 máquinas e caminhões.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato