20h17min - 08 de Maio de 2007 Atualizado em 12h57min - 29 de Junho de 2013

Érica Drumond apresenta política estadual de Turismo durante congresso

BELO HORIZONTE (08/05/07) – A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, apresentou nesta terça-feira (8), durante o 24º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, a política pública do Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais. Para ela, a política de turismo acompanha a tendência do Governo de fortalecer e capacitar os municípios para que estes possam aumentar suas receitas e gerar mais emprego e renda.

“Nosso trabalho não é estático. Queremos, juntamente com os gestores municipais, capacitar e nivelar os destinos turísticos de Minas Gerais para que eles fiquem competitivos nacional e internacionalmente. Nossos municípios precisam atrair novos investimentos, aumentar a receita e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento sustentável regional”, afirmou Érica.

A secretária lembrou que Minas Gerais é a terceira economia do país, com o PIB (Produto Interno Bruto) de 9,6% do total do país, e, portanto, é um destino propício para novos investimentos. Para ela, Minas Gerais possui uma localização estratégica no mapa brasileiro, fazendo divisa com o Rio de Janeiro e São Paulo - os principais centros emissores de turismo no Brasil. Com estas vantagens, ela reforçou que irá direcionar a política estadual de turismo nas ações de que incentivem o planejamento participativo de todo o Estado, de maneira a conseguir um avanço social e econômico por meio do desenvolvimento da atividade turística. “Queremos dar qualidade ao nosso produto turístico, aumentar a oferta de nossos destinos, incentivar o consumo e a permanência do turista em Minas Gerais”, afirma a secretária.

Promoção e Marketing

A secretária ressaltou a necessidade de ações de promoção e marketing no turismo de Minas. “Vamos, em parceria com a iniciativa privada e com os prestadores de serviço turístico, promover Minas Gerais nos mercados nacional e internacional. Iremos incrementar o fluxo de informação turística nos principais destinos do Estado, por meio da criação de Centros de Referência Turística, que orientarão e incentivarão a permanência do nosso visitante”, afirmou.

Outro ponto abordado pela secretária foi a criação do Inventur - Projeto de Inventário da Oferta Turística - que disponibilizará um banco de informações sistematizadas e hierarquizadas sobre atrativos, equipamentos e serviços turísticos de todo o Estado. O programa foi idealizado pelo Ministério do Turismo, a fim de criar uma base de planejamento e gestão da atividade turística. “Os municípios nos enviarão suas informações e construiremos um banco de dados, que poderá ser acessado em um Portal, de qualquer parte do país ou no exterior”, disse.

Turismo interno

A secretária de Estado de Turismo afirmou ainda que quer incrementar e desenvolver o turismo interno em Minas Gerais, possibilitando o mineiro a conhecer o potencial de seu Estado. De acordo com ela, Minas Gerais possui uma multiplicidade de atrativos que precisa ser visitado e conhecido.

“Em Minas, há o que se conhecer. Temos o turismo vivencial, onde o visitante pode redescobrir os destinos e realmente vivenciar as riquezas da forma que ele enxerga. Por meio do turismo, podemos valorizar a nossa história e conhecer os nossos atrativos, com a possibilidade de gerar receitas e desenvolver o nosso próprio Estado”, concluiu Érica Drumond.

O Congresso

O 24º Congresso Mineiro de municípios vai até esta quarta-feira (9) e tem como objetivo promover a integração das autoridades federais, estaduais e municipais para reestruturações internas em cada competência e o fortalecimento do desenvolvimento dos municípios.

Dentre os principais temas debatidos no Congresso estão a repactuação federativa, a necessidade da reforma tributária, as conseqüências do aquecimento global e a segurança pública.