Minas por Região
Educação

14h41min - 29 de Maio de 2013 Atualizado em 06h15min - 30 de Junho de 2013

Escola de Jacutinga celebra 103 anos de história com várias ações

Por meio de mostras culturais e apresentações artísticas, a data é celebrada por toda comunidade escolar

A primeira escola estadual do município de Jacutinga, no Sul de Minas, completa nesta quarta-feira (29) 103 anos. Criada em 29 de maio de 1910, a Escola Estadual Júlio Brandão tem muita história para contar e fará isso com o auxilio de seus alunos. Por meio de mostras culturais e apresentações artísticas, a data é celebrada por toda comunidade escolar.

“A nossa escola é a única estadual do município que oferece o ensino médio. Grande parte dos moradores passaram por aqui, como médicos, engenheiros, entre outros. A história da escola se mistura com a história do município”, conta o diretor da escola, Luiz Carlos Zungalo.

Para celebrar a grande data, foi feita uma mostra cultural com releituras de pinturas feitas pelos alunos, apresentação da peça teatral ‘A cartomante’, de Machado de Assis, e um Sarau de poesias. Também foi feito um concurso de ilustração da fachada da escola, como conta a secretária da Escola, Maria José Lucateli Ferreira. “É um concurso interno voltado para os alunos do ensino fundamental. Escolhemos a fachada, porque ela é muito bonita e tem um jardim na frente. É um espaço que representa bem o nosso prédio, que é centenário”, afirma a secretária.

Música, dança e poesia estarão presentes no ‘Festival de Talentos’, que também será realizado para comemorar o aniversário da escola. Para o aluno do 8º ano do ensino médio, Juliano César Teodoro Martins, as atividades de comemoração do aniversário da escola têm movimentado toda cidade. “Estamos atraindo a atenção de todo mundo. As atividades que estão sendo desenvolvidas são muito interessantes”, afirma. As apresentações serão realizadas na quadra da escola e contará com a participação de toda comunidade escolar.

Histórico

Desde a criação da instituição de ensino, em 29 de maio de 1910, o prédio está situado na Rua dos Expedicionários, nº85, no centro do município. Na época, a escola teve sua matrícula inicial com 307 alunos do ensino fundamental. A partir de 1986, a Escola Estadual Júlio Brandão passou a oferecer o Ensino Médio. Atualmente, a instituição atende a cerca de 1100 alunos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato