13h38min - 22 de Julho de 2013 Atualizado em 13h40min

Escola de Saúde Pública conclui oficina de qualificação do controle social

Participantes da atividade podem contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde e na mobilização da comunidade

Com objetivo de fortalecer o controle social na rede pública de saúde da capital mineira, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS-BH) e o Conselho Municipal de Saúde da capital, qualificou 242 cidadãos na Oficina de Qualificação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte (SUS-BH).  A cerimônia de encerramento da atividade foi realizada, na última sexta-feira (19), no auditório do UNI-BH, no bairro Lagoinha. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades e com a apresentação do grupo teatral do MobilizaSUS, que abordou a importância do papel do conselheiro de saúde.

Aluno da oficina e conselheiro distrital e municipal há 10 anos, José Coelho destaca a necessidade de comprometimento no controle social. “Você aprende com o tempo, participando. Incentivei as pessoas a participarem da oficina, porque se a pessoa souber fazer uso desse curso, muita coisa melhora”, afirmou. A importância da formação, promovida por meio da oficina, também foi destacada pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira. “A vitalidade do SUS passa pelo controle social. E essa formação oferece condições e meios para que o cidadão possa acompanhar e cobrar do poder público o bom funcionamento da saúde local”, destacou.

O diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, explica o objetivo da Oficina de Qualificação para o Controle Social e enfatiza a importância da qualificação no tema. “Nos preparamos para fortalecer o Controle Social no SUS-BH por meio da formação de representantes da sociedade e parceiros, que contribuem para o aprimoramento das políticas públicas de saúde e na mobilização junto à população”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde da capital, Ângela de Assis, também acredita que a qualificação é o caminho para um SUS melhor. “Essa formação é o legítimo exercício da cidadania em favor da melhoria e do aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde”, destaca. Ângela ressalta o êxito na parceria com a ESP-MG. “Essa parceria deu certo, porque por meio dela o SUS passa a contar com pessoas que promovem o controle social na própria comunidade. Esperamos que os participantes da oficina sejam multiplicadores”, completa.

O curso

A previsão é que a atividade qualifique, ao todo, 2 mil cidadãos, com o objetivo de promover a atuação dessas pessoas nas comissões locais, e nos conselhos distritais e municipal de Belo Horizonte. A oficina, que tem carga horária de 30 horas, é coordenada pelo Núcleo de Gestão em Saúde da ESP-MG e direcionada aos conselheiros municipais de Saúde de Belo Horizonte. Para o docente do curso, Lúcio Barbosa, a atividade garante mais conhecimento aos participantes. “As pessoas, em gral, sabiam pouco sobre ser conselheiro de saúde. Com instruções obtidas durante o curso as pessoas estão melhores nesse aspecto”, ressalta.