Minas por Região
Educação

17h26min - 11 de Novembro de 2011 Atualizado em 12h39min - 30 de Junho de 2013

Escola estadual de Belo Horizonte promove o 1º Circuito das Profissões

BELO HORIZONTE (11/11/11) - Muitos estudantes do último ano do ensino médio ainda têm dúvidas quanto ao futuro profissional. Nesse momento de incerteza, as escolas podem atuar como parceiras de seus alunos ao apresentar a eles as múltiplas possibilidades de carreira no mercado de trabalho. Para facilitar esse elo entre o ensino e o emprego, a Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, realiza nesta sexta-feira (11) e sábado (12) o 1º Circuito das Profissões, voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares da região.

“O projeto nasceu da ideia de mostrar aos estudantes as oportunidades que eles terão para se capacitar para o mercado de trabalho. É importante que eles não fiquem parados após a educação básica. Até mesmo porque as chances de se fazer um curso superior ou técnico, nos dias de hoje, são bem maiores que antigamente”, explica supervisora da escola e coordenadora do projeto, Maria da Glória Abido Capistrano.

A organização do 1º Circuito das Profissões também conta com a participação dos alunos da escola anfitriã. Os estudantes do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos se dividiram em grupos para atuar na recepção dos visitantes, no apoio aos professores e funcionários da escola e na colaboração com as instituições de ensino superior. A proposta da logomarca do circuito também foi feita pelos alunos. Ao poder participar de tantas atividades, os estudantes ficaram empolgados com o propósito do projeto.

“Acho bacana essa iniciativa de estimular os alunos. Eu mesma já fiz a minha inscrição no PEP (Programa de Educação Profissional) para tentar um curso técnico na área de Secretariado, Administração ou Comunicação Visual. Também vou me inscrever para os vestibulares. Quero aproveitar, porque ainda estou nova”, comenta a estudante Patrícia Tavares, aluna do 3º ano.

Multiplicidade de escolhas

Para proporcionar aos alunos o acesso às mais variadas informações sobre cursos superiores e tecnólogos, a escola fez uma parceria com nove instituições de ensino superior que levaram seus estandes e curiosidades sobre as mais diferentes áreas. “Um dos cursos que trouxemos aqui hoje é o de tecnólogo em Estética e Cosmética, área com aumento de demanda no mercado. Além de saber um pouco mais sobre o curso, os visitantes também vão poder desfrutar de uma massagem feita por um profissional da área”, comenta a responsável pelo estande da UNA, Fabiana Almeida.

O contato com a prática não para por aí. Interessados nos cursos de Comunicação podem aprender técnicas de jornalismo, fazer locuções em uma rádio experimental e conhecer um pouco da rotina do publicitário. Na saúde, aulas sobre a anatomia humana são dadas aos interessados no curso de Enfermagem. As novas experiências na culinária também poderão ser degustadas na apresentação do curso de Gastronomia.

Os cursos mais tradicionais também tiveram o seu espaço. Um deles foi o Direito, que chamou a atenção de Jussara Costa Novato, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira. “Apesar de ainda estar no 2º ano, eu faço uma pesquisa na área de Direito em uma Universidade. Penso em seguir carreira na profissão. Outro atrativo é a remuneração, mas sei que para se chegar a um bom salário, o profissional tem que estudar muito”, avalia.

Para Ana Carolina Madeira, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Getúlio Vargas, ficar bem informado é a melhor das contribuições para uma boa escolha profissional. “É importante estar por dentro das profissões com maior demanda de mercado, mas acima de tudo é preciso avaliar e se identificar com a escolha que quiser”, pontua.

Preocupação com o futuro

Para incentivar os alunos na continuidade dos estudos após o ensino médio, a escola não mede esforços. Para que os alunos participassem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a escola se prontificou a fazer a inscrição dos estudantes interessados. Dos 130 alunos do ensino médio, mais de 100 fizeram as inscrições para o exame.

O mesmo investimento foi feito com o PEP, ofertado pelo Governo de Minas. A escola explicou aos estudantes o objetivo do programa e as possibilidades que ele oferece na qualificação profissional. Ao participar do PEP, os alunos classificados no processo seletivo têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, em que os custos da mensalidade e do material didático são pagos pelo próprio governo. Em parceria com uma universidade, a escola fez um trabalho de orientação vocacional com os estudantes.

“Mostramos a eles um mundo de oportunidades e acredito que a mentalidade de nossos alunos está cada vez mais aberta para esses investimentos nos estudos que preparam para o mercado de trabalho. Cabe à escola contribuir para a formação do cidadão”, observa a professora de Língua Portuguesa, Leslie Ribeiro Dias de Oliveira Lopes.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato