17h54min - 04 de Outubro de 2011 Atualizado em 02h13min - 28 de Junho de 2013

Escola estadual no município de Rio Espera incentiva alunos a cultivar hortas em casa

RIO ESPERA (04/10/11) - Fazer a diferença promovendo ações que contribuam para uma vida mais saudável e para a preservação do meio ambiente. Esses são os objetivos do Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP) ‘Atitude Faz a Diferença’ da Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes, no município de Rio Espera, Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete.  O grupo promove ações em favor do meio ambiente e já realizou diversas atividades que visam conscientizar estudantes e comunidade escolar no manejo do lixo orgânico.

Além de promover palestras sobre alimentação saudável, a escola mantém uma horta e incentiva os alunos a plantarem verduras em suas casas. “Nós doamos mudas de couve, alface, quiabo, entre outras, para os alunos. Tudo para que eles possam cultivar sua própria horta. Hoje, 43 estudantes do ensino médio já montaram suas hortas”, ressalta a coordenadora do GDP, Teresinha Maximiana Campos Rangel. Os canteiros da escola são todos inspirados em formas geométricas.

Para que os alimentos cultivados na horta cresçam sempre bonitos e saborosos a escola montou uma composteira, local onde é depositado todo o lixo orgânico da instituição. “Colocamos na composteira cascas de frutas e talos de verduras. Depois, jogamos folhas e água, e produzimos o adubo orgânico. A ideia é que os alunos, que também cultivam hortas, construam composteiras em casa”, afirma Teresinha. A ação estimula os estudantes a trabalharem a separação do lixo em todos os ambientes, começando pela escola e terminando em casa.

Para celebrar a iniciativa dos estudantes que decidiram criar em casa sua própria horta, a escola vai premiar, ainda neste mês de outubro, os alunos que tiverem cultivado as três melhores hortas. A estudante do 3º ano do ensino médio Érica Aline do Carmo é uma das 43 alunas que aderiu à ideia e plantou em sua casa as mudas doadas pela escola. “Cheguei em casa e comentei com meus pais sobre o projeto. Eles gostaram da ideia e hoje até me ajudam a cuidar da horta, porque viram que é uma fonte de alimentação saudável”.

Para a estudante, além de uma alimentação saudável, a horta despertou nela uma atenção maior para a preservação do meio ambiente. “Ficou mais prazeroso cuidar do meio ambiente. Por exemplo, hoje quando fazemos peças de teatro na escola, quase não usamos folhas de papel. Procuramos sempre montar os cenários com folhas ou galhos secos”, conclui Érica.

As ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas pela escola não consistem apenas na destinação correta do lixo orgânico, nem na alimentação saudável, mas também no cuidado com a natureza ao redor da instituição. “O muro da escola é perto de um rio e nós vamos cultivar uma mata ciliar, entre o rio e o muro, para tentar evitar erosões. A ideia é plantar árvores frutíferas, como manga e amora”, afirma Teresinha. Ainda deve ser construída na escola uma estufa para abrigar mudas de diferentes plantas.