18h02min - 20 de Maio de 2009 Atualizado em 18h25min - 26 de Junho de 2013

Escola Estadual Silviano Brandão reconta história de Minas

BELO HORIZONTE (20/05/09) - Em 21 de abril de 1985 o país se comovia com o falecimento do presidente Tancredo Neves, que seria o primeiro governante civil a retomar a vida democrática após o golpe militar de 1964. Centenas de milhares de pessoas acorreram às imediações do Hospital das Clínicas, em São Paulo, consternadas com o desfecho da doença do ex-governador mineiro, que havia sido internado 34 dias antes, sem tomar posse. Esse e outros episódios da vida do político são descritos em detalhes por estudantes da Escola Estadual Silviano Brandão, na Lagoinha, região central de Belo Horizonte.

Vinte meninos e meninas, entre 10 e 13 anos, participam do projeto Rádio Escola Ponto Com, que elabora programas radiofônicos sobre o ex-presidente Tancredo Neves, com veiculação pela internet. O tema do projeto de extensão deste ano é A Travessia de Tancredo Neves na reconstrução democrática do país. A iniciativa é uma parceria entre a instituição e o Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, que disponibilizou os laboratórios, estagiários, voluntários e orientação pedagógica.

A partir da idéia de se celebrar o centenário de nascimento de Tancredo, que ocorrerá no ano que vem, a coordenadora do projeto Wanir Campelo, professora de Rádio e TV do Centro Universitário, sugeriu aos alunos o desenvolvimento de assuntos relacionados à história do único Primeiro Ministro da República. As gravações acontecem às quintas e mobilizam as crianças, que não se cansam de ensaiar o texto elaborado por elas próprias.

A concentração e interesse dos estudantes no trabalho é evidente. Mayrine Cordeiro Silva, aluna do 7º ano, destaca que tem pesquisado e disseminado "O compromisso de Minas com a Liberdade", nome de seu trabalho, junto aos colegas: “ao falar no rádio ampliei minha desenvoltura e raciocínio”, conta. Já a colega Nayara Brenda ressalta que o Rádio Escola tem proporcionado a ampliação da leitura.

Para uma das estagiárias participantes do projeto, Rafaela Tolentino, graduanda do sexto período de Jornalismo, a simplicidade com que as crianças demonstram o conhecimento é impressionante. “Elas trazem informações relevantes para nós e para os próprios professores”, enfatiza.

Em setembro os locutores mirins se apresentarão na Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade (Sepex). A coordenadora Wanir Campelo registra a experiência dos estudantes. Futuramente o material integrará um livro sobre o centenário sobre o político Tancredo Neves, organizado e produzido pelas professoras Wanir Campelo e Nair Prata, a ser lançado no ano que vem, ano do centenário de Tancredo Neves, com artigos de diversos jornalistas mineiros.

No ano passado, o Rádio Escola Ponto Com focalizou a percepção de diversas gerações sobre a presença do rádio em seu dia-a-dia. O resultado pode ser conferido em radioescola-pontocom.blogspot.com e em site1.unibh.br/wpmu/webradio/programas