14h05min - 22 de Junho de 2012 Atualizado em 20h38min - 30 de Junho de 2013

Escola Professor Botelho, em Leopoldina, completa 106 anos com estrutura totalmente renovada

No mês de aniversário de fundação, instituição ganha reforma e novas instalações esportivas, aliando o tradicional ao moderno.

Cento e seis anos que também escreveram a história da educação em Minas Gerais. Esse é o legado da Escola Estadual Professor Botelho Reis, a unidade mais antiga da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina. Para comemorar a data, foram entregues nesta sexta-feira, a reforma do prédio e as novas instalações esportivas da instituição. O Governo de Minas investiu nas melhorias cerca de R$ 1 milhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), beneficiando 1.700 alunos dos ensinos fundamental e médio.

Para a prática esportiva, por exemplo, a escola ganhou um estímulo com a reforma da piscina semi-olímpica, que recebeu novo revestimento e foi impermeabilizada. A pista de atletismo ganhou pavimento asfáltico. Já a quadra poliesportiva foi totalmente refeita com novo piso em concreto polido e cobertura metálica. “Sempre tive vontade de estudar aqui, pois em nossa cidade é uma escola grande e sempre ouvimos falar bem dela. Com a reforma da praça de esportes, todo mundo vai querer fazer Educação Física. Com a quadra coberta, nós poderemos jogar em época de chuva”, explica a estudante do 2º ano do ensino médio, Sabrina Franco Correa, de 16 anos.

O prédio da escola, com 2,1 mil metros quadrados, teve a reforma nas instalações hidráulicas e elétricas. O piso em tábua corrida e o telhado também foram trocados. O prédio ainda ganhou uma pintura nova. “A escola é referencia em educação em Leopoldina. Temos 56 mil habitantes e em qualquer ponto da cidade ou bairro todo mundo sabe dela. É uma conquista muito grande. Muitos funcionários da escola e habitantes da cidade já passaram por aqui”, destaca a vice-diretora Josete de Almeida Machado Ferraz.

Entre os ex-alunos que ainda estão na escola está o atual diretor, Fernando Miranda Vargas. “Tenho a experiência de ter vivido nos dois lados, como aluno e, hoje, como diretor. É interessante observar que o mundo evoluiu bastante, principalmente, na tecnologia e nossa escola tem conseguido acompanhar isso. Temos laboratórios de Biologia, Física, Química e Informática. Todos estão novos e têm contribuído para nossas aulas”, lembra.

Antes de ser um prédio público da rede estadual de ensino, a escola funcionava como um internato particular.Atualmente, a escola atende alunos do 6º ano do ensino fundamental e ensino médio.

O prédio da Escola Estadual Professor Botelho Reis foi tombado em 1.996 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Toda a obra, desde o projeto até a execução, teve o acompanhamento e supervisão do órgão.

A imponente construção, fundada em 03 de junho de 1906, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) no ano de 1996. Um dos célebres personagens da história brasileira que estudaram na escola foi o político mineiro Carlos Luz, que assumiu a presidência interina do Brasil no ano de 1955.

Música

Além da oportunidade de estudarem em uma escola tradicional, os alunos da Escola Estadual Professor Botelho Reis, também têm contato com a música. No mesmo prédio em que funciona a escola, são realizadas as atividades do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, que faz o atendimento de mais de mais de 1.100 alunos.

“Devido à proximidade, muitos dos alunos de nossa escola fazem cursos no Conservatório. Os professores também procuram desenvolver atividades a partir da escola de música. Temos um professor de Geografia, por exemplo, que trabalha com os alunos temas da atualidade a partir de música e os alunos utilizam os instrumentos do Conservatório”, pontua a vice-diretora.

Outras inaugurações

No fim de semana, o Norte do estado também será contemplado com duas inaugurações. Uma delas será a entrega do novo prédio da Escola Estadual Monte Rei, no município de Juvenília, com investimento do Governo de Minas de R$ 2,83 milhões. Outra escola que ganhou prédio novo é a Escola Estadual Manoel Alves de Almeida, em Varzelândia, com um investimento estadual de R$ 3,56 milhões.