17h00min - 06 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 09h05min - 30 de Junho de 2013

Escolas cheias e movimentadas no primeiro dia de aulas na rede estadual

Mais de 90% das escolas estaduais deram início ao calendário letivo de 2012 nesta segunda-feira (6)

Em mais de 90% das 3.779 escolas da rede estadual, esta segunda-feira (6) foi o dia de início do calendário letivo de 2012. A partir de agora, os estudantes começam a cumprir um calendário letivo que deve ter, no mínimo, 200 dias e 800 horas/aula. E, desde o primeiro dia de atividades, a rotina foi movimentada nas escolas do Estado.

A Escola Estadual Doutor Paulo Diniz Chagas, em Belo Horizonte, começou com programação especial para os 750 alunos. Após planejarem as atividades na última semana, os professores optaram por começar o ano letivo com dinâmicas e debates. Em uma das turmas do 2º ano do ensino médio, o professor de História, Alex Oliveira Fernandes, separou para a primeira aula um texto do escritor Rubens Alves. “A obra se chama As Lições dos Moluscos. Buscamos com a discussão desse texto mostrar o papel da escola como um espaço de construção do cidadão, não só na formação pedagógica, mas o aluno como um ser social”, avalia o professor.

A ideia de refletir e pensar o papel da escola tomou conta da imaginação da estudante do 2º ano do ensino médio, Thaynara Cristina Souza Tamborini. Já pensando em como vai querer contribuir para a sociedade, a estudante, que tem afinidade com a área das exatas, pretende ser engenheira. “Quero fazer Engenharia de Produção. Como sei que isso depende de mim, quero me dedicar muito aos estudos. É um sonho que quero realizar”.

Longe de Belo Horizonte, a pequena cidade de Coluna (Leste de Minas), de 9 mil habitantes, também está em clima de volta às aulas. A Escola Estadual Professora Heroína Torres atende a cerca de mil alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

No primeiro dia de aulas, a equipe de professores apresentou os conteúdos a serem estudados durante o ano e os alunos já estão preparados para mergulhar nos estudos. “Eu achei ótimo voltar à escola porque eu sempre gostei muito de estudar. Vou iniciar este ano já pensando no vestibular que vou fazer no fim do ano que vem, não dá para deixar para a última hora”, avalia Érika Dias Oliveira, de 15 anos, aluna de 2º ano do Ensino Médio.

Recepção com festa

Além de marcar a retomada do compromisso com os estudos, o primeiro dia de aulas é sinônimo de comemoração para muitas escolas da rede.

Diretores aproveitam o retorno dos alunos para recepcioná-los com festa, como aconteceuna Escola Estadual Professor Leon Renault, de Belo Horizonte, que atende a estudantes do ensino fundamental. Para o primeiro dia de aula, a escola organizou um verdadeiro parque de diversões para receber os alunos, com direito a muitos jogos e até algodão doce. “É importante ter uma recepção dessa forma, pois deixa o aluno mais estimulado em relação aos estudos”, lembra a diretora Antônia Mary Martins dos Santos. A escola atende a cerca de 2 mil alunos.

Entre os estudantes da instituição está Giovanna Richelle da Silva, de 13 anos. A aluna cursa o 9º ano do ensino fundamental gostou da recepção, mas está de olho nas primeiras tarefas. “Gostei muito da forma como fomos recebidos hoje. O clima de festa é bemlegal, mas já penso na dedicação aos estudos, porque ano que vem vou estar no ensino médio e quero chegar lá com uma boa bagagem de conhecimento”, deseja.

Na cidade de Sacramento, no Alto Paranaíba, os estudantes também foram recepcionados com muito bom humor. A professora de matemática do 3º ano do ensino médio, Leila Melo, é membro do grupo teatral Doutores do Riso e vestiu-se de palhaço para dar as boas-vindas a pais e alunos. A professora aproveitou o tom de brincadeira para explicar as regras da escola. “Ela recebeu os estudantes e os pais na porta da escola. Fez piadas para explicar as regras e qual a função de cada servidor. Foi uma maneira divertida e eficiente de receber os alunos, pois ela conseguiu atrair a atenção de todos”, explica a diretora da escola, Tânia Aparecida Moreno.

Acompanhamento familiar

Na Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, em Três Pontas, no Sul de Minas, os 1,4 mil estudantes que voltaram hoje aos estudos receberam as boas-vindas de toda a equipe de profissionais. Os professores passaram de sala em sala para receber os alunos e iniciar 2012 com o pé direito.

Segundo a diretora Luciene de Carvalho Figueiredo, o primeiro dia serve para orientações gerais. “Elesfalam do plano de aula, das avaliações, do que vão aprender durante o ano”, explica. “O início de ano não é só para estudantes ou professores. Aproveitamos esse primeiro dia para reforçar com os pais a importância da participação. O relacionamento da escola com a família é muito importante e dá certo”, analisa.

A preocupação em acompanhar a vida escolar do filho já faz parte da rotina da dona de casa Edna Gonçalves de Abreu. A mãe de José Júlio Gonçalves dos Santos, estudante do 5º ano da Escola Estadual Professor Leon Renault, fez questão deir até a porta da escola como filho no primeiro dia de aula. “Quis acompanhá-lo para motivá-lo. É importante que ele saiba que além da escola ele pode contar com a família. Brinco com meu filho que no período letivo ele tem duas aulas. Uma é dada aqui na escola e outra em casa, quando o acompanho nas tarefas escolares”, conta.

Reposição

O ano letivo de 2012 não começa simultaneamente para todas as escolas da rede estadual de ensino. As aulas começaram para mais de 90% das 3.779 escolas da rede, mas outras 271 unidades escolares continuam a reposição das aulas de 2011 em razão da paralisação dos professores e outros servidores. Essas escolas vão dar início ao calendário letivo após o dia 6 de fevereiro. Aquelas em que a reposição é realizada em fevereiro e março irão conceder, ao fim da reposição, uma semana de recesso antes do início do ano letivo de 2012.