10h16min - 18 de Outubro de 2012 Atualizado em 19h28min - 27 de Junho de 2013

Escolas e municípios mineiros abraçam a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Museu itinerante localizado na Cidade Administrativa recebe média de 1.600 alunos por dia. Minas contabiliza 128 municipios e 245 instituições participantes da SNCT

A versão mineira da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) tem registrado a presença diária de 1.600 alunos das redes estaduais e municipais de ensino no Museu Itinerante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está posicionado na Praça Cívica da Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado.

Diariamente, 40 escolas visitam o museu que conta com oficinas, experimentos, vídeos e exposição. Nesta quarta-feira (17/10), Minas contabilizava 128 municipios e 245 instituições que aderiram à SNCT, sendo o estado com a maior adesão à iniciativa no país.

Para a coordenadora da Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Vespasiano, Sirlene Maria da Cruz Domingos, esta é uma oportunidade de enriquecer o conteúdo trabalhado em sala de aula. “O adolescente precisa sentir e vivenciar para aprender. Aqui concretizamos o trabalho desenvolvido em sala”, destaca.

A diversidade de assuntos é um dos fatores que mais tem agradado aos estudantes. Para Afonso Luiz Rodrigues Galvão, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Campos Guimarães, de Pompéu, “a exposição despertou meu interesse por outras matérias que eu não gostava”. No espaço são abordados temas como corpo humano, biodiversidade, experimentos químicos e físicos, estudos geométricos e a biografia dos principais cientistas mundiais.

O tema da SNCT deste ano, Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza, instiga os alunos. “Na minha escola os professores sempre abordam o tema sustentabilidade. Aqui pude aprender novas práticas,” afirmou Sabrina Diana Alves de Oliveira, de 14 anos, também da Escola Senhor do Bonfim.  Escolas de diversas outras cidades de Minas também estão visitando a exposição, como Ubá, Varginha, Pará de Minas, e Papagaios.

Em Minas Gerais, a SNTC está sendo organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e UF MG. Nacionalmente ele é coordenado pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação.

Presença em Brasília

Na última terça-feira (17), em Brasília, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participou da abertura da SNCT no Distrito Federal. Ele compôs mesa com o ministro de Ciência Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Governo de Minas está presente no evento na capital federal com um estande da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, no pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, ExpoBrasília. A obra da Cidade das Águas apresentada na maquete reúne diversas instituições em torno de uma entidade âncora, no caso o Unesco-Hidroex, para desenvolver programas de pesquisas, educação, extensão e capacitação pessoal na área de gestão de recursos hídricos.