13h30min - 21 de Setembro de 2011 Atualizado em 01h24min - 01 de Julho de 2013

Escolas estaduais dão lições de preservação no Dia da Árvore

BELO HORIZONTE (21/09/11) – Para as escolas da rede estadual de Minas Gerais, o Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21), significa uma oportunidade para reforçar a importância da preservação. Estudantes de todas as regiões do Estado dão boas lições de como ter uma escola e uma comunidade mais verdes, com projetos ambientais dos mais diversos.

Um exemplo é a Escola Estadual José Bonifácio, de Nepomuceno, Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha. Segundo a diretora, Rita de Cássia Silva da Costa, para construir uma nova sala de aula seria necessário derrubar uma Sibipuruna de 40 anos e mais de 20 metros de altura, além de um Ipê Rosa.

“Os alunos não quiseram. A árvore é tradicional na escola”, conta. Um ex-aluno então deu a ideia de criar uma sala ecológica, com mesas e cadeiras ao ar livre, debaixo da árvore. Hoje, há pelo menos uma aula por semana sob a sombra da enorme Sipipuruna.

“A gente faz um cronograma e todas as turmas têm essa aula ao ar livre. Todos adoram, porque é algo diferente. Nossa ideia até inspirou outras escolas da região a criarem salas ecológicas”, explica Rita.

A ideia deu tão certo que a escola criou outro espaço verde, a “Sala Ambiental”. “Lá os estudantes colocam a mão na massa. Aprendem sobre o plantio de hortaliças, o processo de compostagem e outras atividades práticas. Eles adoram”, diz a diretora.

Plantio de árvores

Enquanto jovens de Nepomuceno salvaram a Sibipuruna de 40 anos, os alunos da E. E. Arthur Junqueira de Almeida, na SER de Ituiutaba, vão plantar mudas de Ipês Amarelo e Roxo e de Moringa no pátio da escola, no Dia da Árvore.

“A Moringa, além de ser muito bonita, ajuda a purificar água. Devido a sua importância para o meio ambiente, uma das ações será a doação de mudas dessa planta”, ressalta a supervisora da escola, Adirce Maria dos Santos.

Desde o mês de junho, os estudantes também estão pesquisando sobre uma árvore da escola chamada Tamboril. Eles estão plantando as sementes para, em outubro, que é um mês chuvoso, possam plantá-las na beira dos rios da cidade.

Já a E. E. Padre José Epifânio Gonçalves, no município de Barra Longa, SRE de Ponte Nova, promoveu um passeio pela cidade com os alunos para comemorar a data. Cada estudante tirou uma foto ao lado de uma árvore sobre a qual gostaria de pesquisar. Nesta quarta, eles vão pregar cartazes com informações sobre as diferentes espécies nas paredes da escola.

“Escolhi a árvore Maria Mijona e aprendi que ela ganhou esse nome porque quando alguém arranca um galho ou uma folha sai muita seiva”, explica o estudante do 7º ano, Sávio Carolino Coelho Xavier, de 12 anos.

Contato com a natureza

Em Belo Horizonte, na E. E. Engenheiro Francisco Bicalho, na SRE Metropolitana B, cerca de 80 alunos do Curso Normal vão aprofundar seus conhecimentos na área de educação ambiental, através de entrevistas com profissionais no Parque das Águas, que fica na região do Barreiro.

A visita faz parte do projeto pedagógico que a escola desenvolve para formar os futuros profissionais da educação infantil. “A educação ambiental deve ser trabalhada desde cedo com as crianças”, comenta a diretora, Luci Mary Lourenço da Silva. Haverá também uma roda de debates e uma apresentação cultural sobre o tema. Para encerrar, os estudantes plantarão mudas no parque.

De 21 de setembro (Dia da Árvore) a 4 de outubro (Dia da Natureza), o blog da Secretaria de Estado de Educação vai publicar matérias sobre projetos ambientais desenvolvidos em escolas da rede estadual.

Confira outras ações desenvolvidas nas escolas da rede:

Plantio no Lago de Furnas

Na E. E. Coronel Joaquim Ribeiro, também em Nepomuceno, um grupo de 72 jovens vai aproveitar o Dia da Árvore para plantar 100 mudas de árvores nas margens do lago de Furnas. O trabalho continuará no dia 30, aniversário da escola, com ações de conscientização junto à comunidade.

Árvores nativas

No município de Cana Verde, SRE de Campo Belo, os estudantes da E. E. Dr. José Esteves de Andrade Botelho estão desenvolvendo trabalhos sobre a importância do reflorestamento. As atividades incluem cartazes, murais, redações e o plantio de uma muda de pau-brasil e outra de pau-ferro, dentro da escola.

Abraço simbólico

Na E. E. Salime Nacif, na SRE de Manhuaçu, os alunos vão expor cartazes em formato de árvores na praça central da cidade e darão um abraço simbólico nas Palmeiras e árvores do jardim. As ações acontecerão nesta quarta-feira e contarão com a participação de toda a comunidade escolar.