17h24min - 10 de Julho de 2007 Atualizado em 01h01min - 26 de Junho de 2013

Escolas estaduais de Montes Claros comemoram avaliação positiva

MONTES CLAROS (10/07/07) - Parceria com a família dos alunos, participação dos pais nas atividades dos filhos, planejamento, disciplina, atividades culturais e recreativas, aliadas aos investimentos do Governo de Minas em educação. A soma desses esforços proporcionou a duas escolas estaduais de Montes Claros, no Norte de Minas, alcançarem índices de países de primeiro mundo (6,0), classificando-as entre as 70 melhores escolas públicas de ensino fundamental de Minas e entre as 166 melhores escolas do Brasil.

O desempenho de Minas foi divulgado pelo Ministério da Educação, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avaliou 27.951 escolas públicas de todo o país. Em Montes Claros, as escolas comemoraram o resultado. A diretora da Escola Estadual Dom João Antonio Pimenta, Maria Ernestina de Figueiredo, afirmou que o resultado é fruto de um conjunto de fatores. Para ela, o apoio dado pelo Governo de Minas para reforma e informatização das escolas e a preocupação com a valorização dos professores foram fundamentais. A escola obteve nota 6,4 na avaliação.

“Quando encontramos um desafio que é a educação, quando você dedica àquilo que gosta, a gente faz. Aqui na escola acompanhamos a realidade de cada aluno. Primeiro, fazemos um diagnóstico da realidade da sala, depois buscamos a parceria com os pais. Com essa parceria aliada a um bom plano de ensino, boa equipe e apoio do governo estadual encontramos a receita de sucesso”, disse a diretora.

A diretora da Escola Estadual Francisco Sá, Telma Carvalho Vieira, disse que não ficou surpresa com a classificação da escola que coordena. “Eu já esperava um bom resultado, no exame, porque trabalhamos muito para o aluno. Todo nosso esforço é voltado para ele, com participação da família. Esse resultado foi recompensa de todo o trabalho desenvolvido pela escola, com apoio dos pais e investimentos do governo.” A escola obteve nota 6,1.

Preparados

Cerca de 90% dos alunos das duas escolas moram em bairros na periferia de Montes Claros. Eles se dizem satisfeitos com a escola, com os professores e com a metodologia de ensino. A estudante Lara Beatriz Gusmão, que cursa a quarta série na Escola Estadual Francisco Sá, diz que os alunos estão preparados para qualquer tipo de avaliação.

“Adoro vir para a escola. É uma sensação de que estou cumprindo o meu dever de estudante. Aqui eu me sinto bem. A professora é muito educada e os alunos também. Estamos muito preparados para toda a avaliação porque os alunos daqui são muito inteligentes e preparados”, disse.

Cristiano de Sousa Filho, colega de sala de Lara Gusmão, também elogia e se diz pronto para fazer exames de avaliação. Ele mora em um dos bairros mais violentos da cidade. “A escola é muito boa, temos diálogo com a diretora. Gosto muito do ambiente, tem vários ventiladores, tem estrutura, somos bem tratados pelos professores. Eu consigo levar coisas boas para casa, aprendo e ensino para os meus amigos”, avaliou Cristiano.

Investimentos

Para a superintendente regional de Ensino de Montes Claros, Maria Salete de Souza, esse resultado na avaliação do Ideb, é prova do esforço do Governo de Minas para melhorar o ensino em todo o Estado e, em especial, graças aos investimentos na região Norte.

“Para o município esse resultado é um incentivo, tendo em vista que nossa região tem suas especificidades e sempre foi muito carente de recursos. Os investimentos do Governo do Estado na nossa região em diversos projetos, não só na educação, foram fundamentais”, disse.

Maria Salete citou como exemplos as reformas em escolas, informatização, construção de quadras cobertas, capacitação de professores, melhorias nos planos de carreira, transporte escolar e, inclusive, o Proacesso, programa que está ligando por asfalto 224 municípios mineiros. “Todos esses recursos aplicados na região Norte estão sendo muito importantes para o bom desempenho dos alunos”, analisou.

Nove anos

A rede pública de ensino de Minas tem posição consolidada, entre os demais estados do Brasil, nas avaliações nacionais. Os resultados quase sempre colocam Minas Gerais entre os três primeiros lugares. Essas classificações são reflexo das políticas públicas do Governo de Minas para a educação, como a implantação do ensino fundamental de nove anos nas redes públicas estadual de ensino dos 853 municípios, com adesão da rede municipal de ensino.

Pioneiro na implantação do ensino fundamental com nove anos de duração, Minas Gerais é o único Estado brasileiro com 100% das escolas públicas de ensino fundamental com um ano a mais de escolaridade. Os crescentes resultados nas avaliações externas mostram que, em Minas, as escolas públicas podem fazer diferença na vida das crianças e dos jovens.

Entre 2003 e 2006, o orçamento do Governo de Minas para a Educação somou R$ 16,4 bilhões. Os recursos foram aplicados em programas pioneiros, na capacitação profissional dos professores, e na reforma e ampliação de prédios escolares em municípios de todas as regiões do Estado.