14h39min - 22 de Outubro de 2012 Atualizado em 19h17min - 28 de Junho de 2013

Escolas estaduais faturam quatro prêmios na XIII UFMG Jovem

Evento, que aproxima os estudantes da educação básica à vida universitária, terminou na última sexta-feira (19), em Belo Horizonte

Quatro premiações. Esse foi o saldo da participação dos estudantes das sete escolas estaduais de Minas Gerais, que representaram a rede de ensino durante a XIII UFMG Jovem. O evento, que busca despertar o interesse e a curiosidade dos jovens aprendizes pela ciência, foi encerrado na noite da última sexta-feira (19), na Praça de Serviços do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As categorias de premiação foram: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Licenciatura e Pedagogia. Os primeiros lugares de cada uma ganharam bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cestas com livros para os professores, celulares, webcans, PlayStations e tablets também estavam entre os prêmios.

Para a aluna do 8º ano da Escola Estadual Padre Miguel, Juliane Souza Costa, 13 anos, após a premiação, especialmente com o incentivo das bolsas do CNPq, o sonho de ser cientista e estudar na UFMG está cada vez mais próximo. “Estou pensando em fazer ciências para trabalhar com pesquisas na área biológica”, anseia. O prêmio rendeu a bolsa de iniciação científica para Juliane e outras três estudantes que participaram do trabalho.

A professora de Matemática, Magali Mansur Ribeiro, não conseguiu conter o choro e a emoção. “Não esperava o primeiro lugar. Essas quatro bolsas de iniciação científica significam um empurrão. Creio que as alunas, a partir disso, vão acreditar que podem ir muito mais além. Estou muito feliz e emocionada. Com essa premiação dá pra ver que a escola pública é boa”, garante a professora, que veio num grupo de professores com mais dois projetos de alunos do ensino médio da mesma escola.

Os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Melo Viana, em Esmeraldas, também não esconderam a emoção ao serem premiados na votação popular. Durante todo o evento, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte disponibilizou um caminhão da Prodabel, equipado com 14 computadores, que esteve na Praça de Serviços onde ocorreram as votações.

Os estudantes, que madrugaram durante os três dias do evento, percorrendo uma distância de aproximadamente 120 km entre Esmeraldas a Belo Horizonte, estavam eufóricos com o reconhecimento. “É uma sensação de euforia, somos muito gratos aos professores de Física Giezi Américo Reginaldo e Viviane Martins. É fruto do esforço coletivo”, ressaltou Welbert Moreira, 15 anos.

Entre as pessoas que votaram nos estudantes esmeraldenses está Doralina Cristina Vieira Santos, 16 anos, da Escola Estadual Maria Andrade Rezende, em Belo Horizonte. Ela contou o que aprendeu com a explicação do grupo. “Gostei muito do trabalho, que abordou o atrito do corpo com a água. A maquete é muito explicativa, aprendi sobre energia cinética e gravitacional. Foi diferente do que o professor tinha explicado em sala de aula”, disse.

Esse ano, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), uma das patrocinadoras do evento, concedeu uma premiação especial à escola vencedora, que será realizada em duas etapas: uma visita ao aquário de Belo Horizonte e um evento realizado no Dia Mundial da Água, que será comemorado em 22 de março de 2013, nas dependências da escola.

Confira abaixo a lista dos vencedores entre as escolas estaduais:

Colocação

Escola e projeto

Ensino Fundamental

Escola Estadual Padre Miguel, do município de Simonésia, professoras Jussara Andrada e Magali Mansur Ribeiro. Projeto: Quiabo o Caipira que Veio da África.

Ensino Médio

Escola Estadual Doutor Joaquim Vilela, do município de Boa Esperança, professora Jacinta Maria Silva. Projeto: Pia Ecológica.

Mais votado pelo público (ensino médio)

Escola Estadual de Melo Viana, do município de Esmeraldas, professores Geizi Américo Reginaldo e Viviane Barbosa Martins. Projeto: Física no tubo água: relato de uma experiência motivacional para aprendizagem significativa.

Melhor monitor do evento

Vinícius Cristiano de Azevedo, 19 anos, estuda no 3º ano da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) do município de Belo Horizonte.