19h02min - 30 de Novembro de 2012 Atualizado em 16h59min - 30 de Junho de 2013

Escolas estaduais mostram que prevenir é a melhor opção na luta contra a Aids

Passeatas e palestras são algumas das ações de conscientização realizadas pelas escolas

Neste sábado (1º) é comemorado o Dia Mundial de luta contra Aids, e as escolas da rede estadual de ensino  de Minas Gerais aproveitaram a data para realizar ações com o objetivo de conscientizar a população sobre como prevenir a doença. As ações marcaram o fim dos trabalhos realizados este ano pelas escolas que participam do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas), da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Na Escola Estadual Lamartine de Freitas, no município de Congonhas, no Campo das Vertentes, o trabalho envolveu toda comunidade. Os alunos fizeram uma passeata pelas ruas da cidade e mostraram que a prevenção é o melhor remédio. “Mais de mil alunos participaram da passeata. O nosso objetivo era distribuir lacinhos vermelhos e panfletos criados pelos próprios alunos e professores que trazem dicas de como deve ser feita a prevenção. Tudo foi fruto de muita pesquisa”, conta a vice-diretora da escola, Maria Aparecida Ferreira.

Já na Escola Estadual Silvério Sanches, em Itajubá, Sul de Minas, a praça da escola foi o palco da prevenção. “Nós escolhemos alguns pontos centrais da cidade e distribuímos panfletos. Foi o fim de um trabalho realizado durante o ano. Os alunos discutiram o tema na sala de aula por meio de palestras e oficinas”, ressalta o coordenador do Peas na escola, Airton Giovani Vieira.

Outra ação que envolveu a comunidade e teve como foco a prevenção foi realizada pela Escola Estadual Joaquim Botelho, em Coromandel, no Alto Paranaíba. Por meio de parcerias com diferentes órgãos de saúde do município, foram montados estandes na praça central. “A comunidade teve acesso a depoimentos de pessoas portadoras do vírus da Aids e fizemos uma roda de conversa. Também tivemos apresentações artísticas. Ao pesquisar sobre o tema, os alunos ficaram muito interessados, porque é um assunto polêmicos e que desperta a atenção”, afirma o coordenador do Peas na escola, Danilo Moura Davi.

Com o tema ‘Informar para prevenir’, a Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa, em Uberlândia, Triângulo Mineiro, desenvolverá ações no próprio sábado (1º), é o que ressalta a coordenadora do Peas na escola, Cristina Maria Barbosa da Silva. “Em sala de aula, alguns alunos vão participar de dinâmicas e os estudantes que participam do Peas vão distribuir panfletos na entrada da escola. Além disso, vamos ter um estande que será aberto para comunidade, onde vai haver um profissional da saúde que vai apresentar as formas de prevenir a Aids. As ações que a escola está promovendo são muito importantes, porque esse é um tema que deve ser exaustivamente discutido”.

Na Escola Estadual Segismundo Pereira, em Uberlândia, a comemoração acontecerá na próxima segunda-feira (03-12) e contará com palestras e dinâmicas com os alunos.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas)

O foco do programa é o jovem como fonte de soluções, de iniciativas, de compromisso e soluções para a sua comunidade. O objetivo central é a promoção do desenvolvimento pessoal e social do adolescente através de ações de caráter educativo e participativo. O Peas trabalha em três áreas: sexualidade e afetividade; formação cidadã; mundo do trabalho e perspectiva de vida. A partir dessas linhas, as escolas escolhem um tema, um professor e um grupo de alunos são capacitados e depois repassam o conteúdo aos outros colegas.