Agricultura

11h51min - 07 de Maio de 2013 Atualizado em 13h15min - 01 de Julho de 2013

Escolas rurais do Sul de Minas formam sanitaristas mirins

Projeto do Governo de Minas completou 10 anos. Mais de nove mil alunos e professores do Sul de Minas participaram entre 2007 e 2012

Rodrigo de Paiva Oliveira tem 10 anos. Ele acorda todos os dias às 6h e vai para escola na cidade de Heliodora, no Sul de Minas, onde cursa o 5º ano do ensino fundamental. Rodrigo conta que a sua disciplina favorita é matemática e é esta matéria que rende ao estudante as melhoras notas. Mas, quando crescer, o menino quer mesmo é ser veterinário.

No ano passado, quando cursava o quarto ano, Rodrigo deu o primeiro passo para realizar o sonho. Durante todo o ano letivo ele teve aulas sobre como cuidar dos animais e das plantas para evitar doenças, como cultivar a lavoura e também como evitar a poluição das matas e dos rios, dando a destinação correta ao lixo. Nos finais de semana o estudante vai para o sítio do avô, onde coloca em prática um pouco do que aprendeu na escola.

Proprietário de uma porca, mãe de cinco leitões, e de uma bezerra, o garoto acorda às 5h30 aos sábados e domingos só para cuidar dos animais e ainda ajuda o tio a fazer a ordenha. Rodrigo é um sanitarista mirim. Ele está entre os mais de 91 mil alunos de escolas rurais do Estado que participaram do Projeto Sanitaristas Mirins do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), desde 2003.

A médica veterinária sanitarista, Ana Paula Menice, participa do projeto há dois anos e meio na Superintendência Regional de Pouso Alegre. Segundo ela, o trabalho começa no início do ano letivo, com o treinamento dos professores das escolas municipais e estaduais do meio rural que aderiram ao programa.

A primeira etapa é uma explicação do livro, elaborado especialmente para os sanitaristas mirins. Depois recebem um manual, e aí sim, estão prontos para transmitir aos alunos noções de saúde animal e vegetal e de segurança alimentar. No final de cada mês o médico veterinário faz uma palestra para estudantes e mestres sobre o tema abordado. Maio, por exemplo, é a época de estudar a febre aftosa e saber porque é  importante vacinar o gado contra a doença neste período.

Os sanitaristas mirins também aprendem como se desfazer das embalagens de agrotóxicos sem prejudicar o meio ambiente e ainda participam de atividades como a vacinação contra febre aftosa nas propriedades rurais e inspeções em laticínios, realizadas pelos técnicos do IMA.

As matérias são inseridas na grade curricular das escolas que aderem ao projeto. De acordo com Ana Paula, elas despertam um grande interesse nos alunos porque eles levam para casa o que aprendem nas salas de aula. Além disso, os estudantes cobram dos pais, produtores rurais, a vacinação do rebanho e assim se tornam parceiros dos fiscais. Para a veterinária “o trabalho é gratificante, os resultados vem com o tempo”, afirmou.

Sul de Minas

Mais de nove mil alunos e professores do ensino fundamental de 18 municípios das superintendências regionais do IMA de Passos, Varginha e Pouso Alegre participaram do projeto entre 2007 e 2012. Este ano escolas rurais dos municípios de Três Corações, Heliodora, São Gonçalo do Sapucaí, Cambuí, Inconfidentes, Andradas, Piumhi, e Monte Santo de Minas aderiram ao programa. Só no Centro Educacional de Monte Santo de Minas 515 alunos e 25 professores do 4° e 5º ano do Ensino Fundamental integram o projeto em 2013.

Dez anos

Este ano o Projeto Sanitaristas Mirins completa dez anos e o balanço é positivo: foram 91.292 alunos de cerca de mil escolas estaduais de 120  municípios do Estado. A meta para 2013 é beneficiar mais de13 mil estudantes e professores de 86 cidades. Outra expectativa é incluir escolas particulares no projeto.

Foram confeccionados cerca 20 mil livros exclusivos que tratam de temas atualizados sobre a Agricultura familiar e Mormo (doença dos equinos) além de outros assuntos importantes da agropecuária. O Sanitaristas Mirins é um programa do Governo de Minas, desenvolvido pelo IMA, em parceria com as prefeituras. O objetivo é despertar nas crianças a importância da atividade rural por meio da inclusão de matérias de interesse cotidiano das comunidades.