Minas por Região
Copa do Mundo

20h32min - 10 de Novembro de 2011 Atualizado em 23h58min - 30 de Junho de 2013

Especialista dos Jogos Olímpicos de Londres se impressiona com o estádio do Mineirão

BELO HORIZONTE (10/11/11) - O Mineirão recebeu a visita de um representante da Useful Simple Projects, empresa responsável pela elaboração do Estudo de Pegada de Carbono e plano de neutralização de impactos das Olimpíadas de Londres 2012, nesta quinta-feira (10). Daniel Epstein foi recebido pelo gerente do Projeto Copa Sustentável da Secopa, Vinícius Lott, que teve a oportunidade de apresentar um dos espaços de aplicação das medidas de sustentabilidade do Programa Sustentabilidade para a Copa 2014. “Londres tem parâmetros altos de compensação ambiental. Esse intercâmbio de experiência é fundamental para entendermos os indicadores utilizados em eventos de grande impacto. Estamos em fase de analisar o que é aplicável, o que é desafio e o que não faz sentido em nosso Estado”, explica Lott.

Após caminhada pelas obras do Mineirão, Epstein teceu elogios ao projeto e ao andamento das obras, além de fazer diversas perguntas sobre a cobertura do estádio, o sistema de iluminação, o reservatório de água de chuva e a usina solar que será construída no local. “Estou impressionado com a monumentalidade do estádio e imagino ser um grande desafio reconstruí-lo. A ideia da esplanada na área externa é muito interessante, uma vez que ela poderá dar suporte aos grandes eventos que irão ocorrer na área interna”.

Epstein afirmou que o conceito de espaço sustentável foi determinante na escolha de Londres como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. “Éramos os terceiros colocados, atrás de Madri e Paris. Introduzimos um tema que até então não havia sido tratado de forma contundente, o que acabou impressionando os representantes do Comitê Olímpico Internacional”, lembra.

O local escolhido para a construção da cidade olímpica, Stratford, Leste de Londres, tem o tamanho da cidade de Veneza, na Itália, diz. É uma região de alta concentração industrial, com predomínio de população de baixa renda. Além de ser uma área com solo contaminado por produtos químicos, Stratford não oferecia qualquer assistência médico-sanitária à população. Com a chegada do projeto monumental, “o bairro será modernizado e as residências vão se beneficiar com a valorização imobiliária”, defende Epstein.

Para o especialista britânico, eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, são uma oportunidade única de transformação urbana, econômica e social. “Stratford não seria revitalizado se não fossem os Jogos Olímpicos. Vocês precisam ser ambiciosos, porque será a oportunidade de transformar a cidade. É preciso ter ambição para executar projetos audaciosos”, sugere.

Epstein conta que a Prefeitura de Londres negociou com cerca de 1.000 empresas de Stratford e desocupou aproximadamente 400 residências. “Foi uma mobilização lenta e bem-sucedida. Negociamos durante dois anos com toda a comunidade e hoje estamos orgulhosos do resultado”, conclui.

O conteúdo do documento “Programa Sustentabilidade para a Copa 2014” contempla temas, como áreas verdes, redução de gases de efeito estufa, certificação e educação socioambiental, resíduos sólidos, mobilidade e infraestrutura e revitalização da Lagoa da Pampulha. Esse projeto, com previsão de lançamento em abril de 2012, tem como modelo o projeto Green Goal, a iniciativa alemã de práticas ambientais sustentáveis desenvolvidas para a Copa de 2006.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato