Minas por Região
Meio Ambiente

14h13min - 25 de Novembro de 2010 Atualizado em 00h11min - 01 de Julho de 2013

Especialistas discutem regionalização da gestão de resíduos sólidos no Estado

O Seminário de Política Pública Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos começou com a apresentação do Plano de Regionalização para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em Minas Gerais. O Plano inclui uma base de dados sobre a geração de RSU e uma proposta para uma gestão compartilhada de soluções de tratamento e disposição de lixo.

BELO HORIZONTE (25/11/10) - O Seminário de Política Pública Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos começou nessa quarta-feira (24), no Centro Mineiro de Resíduos Sólidos, com a apresentação do Plano de Regionalização para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Estado de Minas Gerais, pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O Plano inclui uma base de dados técnicos sobre a geração de RSU em Minas Gerais e uma proposta de agrupamento de municípios para uma gestão compartilhada de soluções de tratamento e disposição adequada de lixo.

Segundo a diretora de Qualidade e Gestão Ambiental da Feam, Zuleika Torquetti, o estudo é uma grande ferramenta de gestão pública. “Tanto para o Estado de Minas Gerais, que tem a responsabilidade de promover políticas públicas, quanto para os gestores municipais, o plano apresenta um mapeamento de possíveis parcerias entre municípios de determinada região observando as peculiaridades de cada local”, ressalta.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente, Silvano Silvério Teixeira da Costa, destacou que “a busca pela regionalização que o plano apresenta é a solução mais inteligente e racional, seguindo uma tendência mundial de racionalização de custos”.

O Plano de Regionalização para Gestão Integrada de RSU foi elaborado pela empresa de consultoria especializada Myr Projetos Sustentáveis, com recursos viabilizados por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Ministério do Meio Ambiente. O estudo será disponibilizado em material impresso e digital para as prefeituras do Estado.

Seminário

O Seminário de Política Pública Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos continua até esta sexta-feira (26) e tem o objetivo de apresentar e discutir as obrigações, oportunidades e desafios no âmbito das políticas nacional e estadual de resíduos sólidos. Nos próximos dois dias, serão discutidos conceitos, princípios e fundamentos da legislação nacional e estadual sobre resíduos sólidos, a inclusão social no processo de gestão, além dos instrumentos econômicos e serviços ambientais. Também serão apresentadas experiências de boa gestão.

Segundo Zuleika Torquetti, estes dois dias de debate proporcionarão uma melhor compreensão dos textos legais. “O encontro será importante para mostrar como os incentivos previstos em lei fomentam o empreendedorismo, constituindo grandes oportunidades para a inovação da gestão de resíduos sólidos”, afirma.

O Seminário faz parte da Semana Mineira de Resíduos Sólidos, uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas na Semana Européia de Redução de Resíduos, promovida pelos estados membros da comunidade. Conheça toda a programação no site www.minasmenosresiduos.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato