20h27min - 25 de Novembro de 2010 Atualizado em 10h57min - 01 de Julho de 2013

Estádio Independência recebe pilares pré-fabricados

BELO HORIZONTE (25/11/10) - O Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, em Belo Horizonte, teve mais um importante passo para o andamento de suas obras. Os primeiros pilares pré-fabricados de sustentação do estádio foram colocados nesta quinta-feira (25). De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Fleury, a chegada dos pilares é um marco na realização das obras do estádio Independência. “Os pré-moldados representam 70% dos serviços a serem executados”, afirmou o secretário.

A estrutura, depois de montada, definirá os contornos do novo estádio Independência. Os primeiros pilares estão sendo instalados paralelamente à rua Pitangui, onde, na obra, estará localizado o edifício de apoio, com a sala da Polícia Militar, acesso aos camarotes e uma das entradas de torcedores ao estádio (pela rua Pitangui, serão três entradas para os torcedores).

Segundo João Fleury, a obra ganha a partir de agora um ritmo diferente, com a conclusão dos trabalhos de reforço das fundações e início da colocação dos pilares. A carreta que transporta os pré-moldados tem 18 metros de comprimento e cada pilar pesa 10 toneladas. Um guindaste, com capacidade de elevar 60 toneladas, é o responsável pela instalação de cada pilar sobre a fundação.

A previsão é que o trabalho de instalação dos pré-moldados seja concluído em cinco meses. Em paralelo ao trabalho de montagem dos pré-moldados será iniciado o trabalho de acabamento, que são os processos internos da obra, como a parte de cabeamento ótico, telefonia, construção de paredes internas, bilhetagem eletrônica e iluminação e, mais adiante, também de forma simultânea, será iniciada a preparação do gramado.

Obras

O Independência começou a ser reformado pelo Governo de Minas em 22 de janeiro de 2010 para atender ao campeonato estadual e competições do calendário nacional. Além de ser um estádio alternativo durante o período em que o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) estiver fechado para obras, poderá servir como campo de treino para as seleções que disputarão a Copa do Mundo em 2014. As obras deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2011.

Com relação ao investimento, estimado em R$ 50 milhões, sendo R$ 20 milhões do Governo de Minas e R$ 30 milhões do governo federal, o secretário João Fleury anunciou que deverá ter acréscimo. “Os recursos serão utilizados em incrementos na estrutura, pois precisamos garantir a segurança das pessoas no futuro”, disse.

Comunidade

Os moradores do bairro e vizinhança do estádio são ouvidos e têm seus direitos respeitados. Não há expediente noturno na obra devido ao transtorno provocado pelo barulho das máquinas, caminhões e de todo o pessoal da obra. Também não há expediente nos finais de semana. Existe uma equipe e um local de atendimento à comunidade local onde são realizadas reuniões regulares, a cada semana, com representantes dos moradores, com o objetivo de informar e prestar esclarecimentos.

O novo Independência

ARQUIBANCADAS - A capacidade do estádio passará de 10 mil para 25 mil cadeiras. As arquibancadas terão três níveis: 1º Nível - 15 mil cadeiras, 2º Nível - 3 mil cadeiras e 3º Nível - 7 mil cadeiras.

ESTACIONAMENTO - Serão 503 vagas no estacionamento, sendo 166 vagas cobertas e 337 vagas abertas. As vagas serão destinadas aos torcedores, imprensa, ônibus e pessoas com necessidades especiais.

SEGURANÇA - Acesso de segurança para entrada dos ônibus das equipes e das ambulâncias pela Rua Pitangui, onde haverá também acesso para carga e descarga. Sistema de segurança: Haverá espaços específicos destinados ao Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

PORTÕES - Acesso de torcedores: serão cinco portões de acesso, três pela rua Pitangui e dois pela rua Ismênia Tunis.

ÁREA VIP - Para entrar no estádio as pessoas terão acesso pelo estacionamento. Além de contar com elevadores internos e áreas reservadas. A imprensa terá 14 cabines. A área VIP será composta por 24 camarotes distribuídos pelas duas laterais, em uma área total de 915 metros quadrados.

VESTIÁRIOS - Vestiários A e B para atendimento às equipes além de dependências para árbitros.

ELEVADORES INTERNOS - Serão três elevadores internos com objetivo de atender os torcedores com necessidades especiais, imprensa e VIPs.

BILHETERIAS - Serão 35 guichês, com previsão de 50 catracas.

ILUMINAÇÃO - O projeto de iluminação atenderá à transmissão dos jogos no sistema digital de imagem. O sistema a ser utilizado possui um dispositivo antiofuscamento no gramado. Para potencializar a eficácia da iluminação, as luminárias serão dispostas com um ângulo igual ou superior a 30º em direção ao campo. Esta medida, além de otimizar a iluminação, faz com que não ocorra ofuscamento das edificações limítrofes ao estádio, evitando o vazamento de luz.

LANCHONETES E LOJAS - Serão 27 lanchonetes e 7 lojas.