20h49min - 16 de Dezembro de 2010 Atualizado em 06h59min - 28 de Junho de 2013

Estádio Mineirão abre as portas para craques do futuro no futebol

BELO HORIZONTE (16/12/10) - Nesta quinta-feira (16), o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) voltou a abrir os portões para os atletas da bola. Fechado desde o dia 26 de junho deste ano para as obras que vão transformá-lo em um novo estádio, totalmente modernizado, o Mineirão recebeu a visita de jogadores de futebol da categoria Sub 17 e integrantes das comissões técnicas de dez equipes de futebol que disputam o Future Champions, torneio internacional realizado com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

Participaram da visita 160 pessoas das delegações do Vasco, Corinthians, Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Peñarol (Uruguai), Club America (México), Everton FC (Inglaterra), DC United (Estados Unidos), Mamelodi Sundowns (África do Sul) e Universidad de Chile (Chile). Os jogadores participam desde a segunda-feira (13) do Future Champions, que reúne em Belo Horizonte 12 times de futebol do Brasil e do exterior, e que será encerrado no próximo final de semana.

Durante o tempo que permaneceram no Mineirão, os atletas acompanharam os acertos finais da operação de rebaixamento do campo de jogo, realizada para garantir mais visibilidade aos torcedores no futuro estádio, além de constatar que a antiga “geral” foi extinta e também parte da arquibancada inferior foi demolida. Todas essas operações fazem parte da segunda fase de obras do projeto de modernização do Mineirão.

Além de visualizarem as obras, os jogadores foram até o Centro de Referência do Novo Mineirão, onde puderam ver a maquete do futuro estádio e imagens do projeto de modernização. O Centro de Referência é uma das ações previstas no Plano de Mobilização e Comunicação Social, apresentado pelo Governo de Minas para a obtenção da licença ambiental da obra. Inaugurado em novembro deste ano, o Centro é um espaço de relacionamento permanente entre os envolvimentos no projeto de modernização do estádio.

Encontro

“Podemos dizer que o Mineirão teve hoje um encontro com o futuro: jovens atletas conheceram o estádio e tiveram acesso a informações do Novo Mineirão. Essa é uma das funções sociais que o esporte tem que potencializar”, destacou o gerente do Projeto Estruturador Copa 2014 do Governo de Minas, Eder Campos.

A mesma opinião de que a visita teve um caráter social e de integração é compartilhada pelo presidente do Comitê Executivo da Copa 2014 de Belo Horizonte, Tiago Lacerda. “Hoje é um dia de descanso do Future Champions e ao pensarmos a visita a lugares importantes de Belo Horizonte não poderíamos deixar o Mineirão de fora. A visita ao estádio é muito importante para esses meninos”, enfatizou Lacerda.

O futuro já começou

Ao chegar ao Mineirão, o zagueiro Marcos Auas, o Marquinhos, jogador do Corinthians, disse que se imaginou em 2014. “Imagino o Mineirão lotado, a torcida gritando o meu nome e eu fazendo o gol da vitória. Temos que sonhar para acontecer”, afirmou o jovem de 16 anos que é o capitão da equipe paulista.

Jogador do Barcelona, o meio campista Fernando Quesada, 15 anos, disse que nunca tinha ouvido falar no Mineirão, mas gostou da oportunidade de conhecer um dos estádios da Copa de 2014. “Seria um sonho disputar a Copa 2014, mas sei que é muito difícil. A verdade é que tudo depende de mim e da sorte que me acompanha”, comentou o atleta da equipe catalã.

Obras de modernização

Atualmente, as obras de modernização do Mineirão estão na segunda fase, que inclui o rebaixamento do campo de jogo em 3,4 metros e a demolição de parte da arquibancada inferior e da geral do estádio. A previsão é de que a fase 2 das obras seja finalizada até o final da próxima semana, de acordo com o cronograma de obras apresentado à Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Finalizada a fase 2 das obras, o planejamento é de que a terceira etapa das obras seja iniciado em janeiro do próximo ano. A fase 3 das obras de modernização é considerada como a mais importante a ser realizada no estádio, já que nela será feita toda a adequação final do Mineirão aos padrões exigidos pela Fifa, garantindo mais segurança, visibilidade e conforto ao torcedor e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no estádio em eventos esportivos e não esportivos.

Entre as intervenções a serem realizada na fase 3 estão a cobertura adicional das arquibancadas e a esplanada no entorno do Mineirão, onde funcionarão o estacionamento coberto e área de serviço, com a abertura de lojas e restaurantes. Nessa fase, será construída a passarela ligando o Mineirão ao Mineirinho, arena que será usada como centro de apoio às atividades da Copa.