19h20min - 01 de Abril de 2014 Atualizado em 09h06min - 02 de Abril de 2014

Estado adquire helicóptero biturbina destinado exclusivamente a serviços aeromédicos

Secretaria de Saúde de Minas Gerais é a primeira do país a contar uma aeronave biturbina em suas atividades. Helicóptero será utilizado na Copa do Mundo

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, esteve no município de Itajubá, nesta terça-feira (01/04), para conhecer o primeiro helicóptero que faz parte de um projeto de seis unidades destinadas ao atendimento aeromédico em Minas Gerais. O Governo do Estado dá mais um passo à frente no cuidado à população, sendo a primeira Secretaria de Saúde a contar com uma aeronave biturbina em suas atividades, destinada exclusivamente para atendimentos médicos.

O helicóptero será utilizado na Copa do Mundo para o transporte de pacientes até os hospitais de referência. Depois do evento, será integrado ao serviço aeromédico criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que ficará responsável pela operacionalização das aeronaves. A cerimônia de entrega foi realizada na Helibrás, empresa responsável pela fabricação dos helicópteros.

O secretário Alexandre Silveira explicou que este é um projeto ousado no atendimento às urgências e emergências, desenvolvido desde 2007 no Estado, e que irá qualificar o acesso aos hospitais. Para ele as aeronaves chegam em um momento importante, em que será possível mostrar ao mundo as potencialidades econômicas e sociais, tanto de Minas quanto do Brasil.

De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência da SES, Rasível dos Reis, o atendimento aeromédico irá beneficiar os locais onde só é possível chegar de helicóptero, além do atendimento interhospitalar, quando o hospital não tem como resolver totalmente o caso, possibilitando a transferência do paciente. “Isso vai ajudar muito especialmente em casos de trauma, AVC, infarto do miocárdio, gestantes de alto risco, neonatos que precisam ser transportado para outro hospital. Todos esses casos poderão ser atendidos pela aeronave que irá ajudar imensamente, reduzindo mortes e sequelas em situações que podem ser evitadas, o que é muito importante em uma rede de urgência e emergência” explica.

Rasível dos Reis acrescenta ainda que a SES já está trabalhando para a construção de helipontos nos hospitais que atendam ao porte das aeronaves, favorecendo a chegada direta nestas unidades de saúde, o que é um fator importante na organização do sistema de urgência e emergência. Todas as redes do Estado estarão interligadas pelas aeronaves por meio da parceria entre a SES e o Corpo de Bombeiros, que de acordo com o subcomandante da corporação em Minas, Ivan Gamaliel Pinto, já dura dois anos. Segundo ele, um helicóptero específico para o atendimento aeromédico tornará possível o socorro com mais qualidade para a população.

Estrutura

O EC 145 tem capacidade para até oito passageiros ou dois pilotos, dois médicos, um enfermeiro, um tripulante operacional e até dois pacientes deitados em macas. A aeronave está equipada com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa. A compatibilização dos equipamentos médicos da SES de Minas foi realizada no Brasil pela Helibrás.

Entre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Também foram realizados pelas equipes brasileiras da Helibrás os ensaios de voo na pista da empresa.

Além do atendimento interhospitalar, a aeronave será destinada ao atendimento primário e secundário e é totalmente equipado para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro.

A projeção é que o Estado invista cerca de R$160 milhões até 2017, beneficiando toda a população mineira com atendimento de urgência e emergência dentro dos padrões internacionais de saúde praticados nos Estados Unidos e na Europa e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, no que diz respeito ao transporte aeromédico de pacientes em estado grave.