18h36min - 28 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 14h29min - 30 de Junho de 2013

Estado de Minas Gerais adere ao Plano Nacional de Educação

A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, entregou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, o documento de compromisso de Minas Todos pela Educação, durante a adesão ao Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação. Entrega foi feita em fórum realizado em BH.

BELO HORIZONTE (28/02/08) – A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, entregou nesta quinta-feira (28), ao ministro da Educação, Fernando Haddad, o documento de compromisso de Minas Todos pela Educação, durante a adesão ao Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE). A entrega foi feita em fórum realizado na capital.

Vanessa Guimarães falou sobre o trabalho realizado no Estado. “Minas Gerais já está trabalhando com afinco, há algum tempo, para apressarmos a realização das metas. Nos sentimos verdadeiramente comprometidos com esse processo e seus resultados. Estamos trabalhando exatamente na mesma direção. Esse documento tem um peso simbólico extremamente importante. Nós estamos comprometidos não só com as metas de Minas Gerais, mas também com o esforço de elevar o padrão educacional brasileiro.”

Segundo o ministro Fernando Haddad, a “Provinha Brasil”, um dos pilares do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE), foi inspirada no Programa de Avaliação da Alfabetização do Governo de Minas (Proalfa), realizado anualmente pela Secretaria de Educação de Minas Gerais desde 2005. O programa avalia as crianças de oito anos ao final da fase de alfabetização, no 3º ano do ensino fundamental. O Proalfa é uma importante ação desenvolvida pelo Governo de Minas na área da educação para o cumprimento da meta de ter 100% das crianças até os oito anos de idade lendo e escrevendo.

Para Haddad, a educação é um desafio eterno. “A grande questão do PDE é o foco na aprendizagem. Hoje possuímos um cadastro com 53 milhões de registros. Temos de olhar todos os alunos, um por um”, disse. Com os indicadores previstos no plano, garante, vai ser possível fixar metas. “O MEC agora distribui livros para o ensino médio em todo o Brasil. Aqui em Minas Gerais isso não é novidade, mas no Brasil é”, garantiu.

Segundo o ministro, o objetivo é alinhar e potencializar as ações. “Temos que criar um Arranjo Educativo Local. A verba do Ministério da Educação não é relacionada a partidos e a educação é um valor acima das disputas. Ninguém pode ser contra o aprendizado correto para uma criança”, afirmou. O ministro informou que Minas Gerais vai ter quase 60 pólos da universidade aberta do Brasil e um aumento de 70% das matrículas para as universidades federais, que já aderiram ao plano de expansão. O número de escolas técnicas federais vai passar de 23 para 38.

Para a secretária Vanessa Guimarães, em pouco tempo, todos os municípios de Minas irão assinar o documento. Ao todo, 722 municípios já aderiram à iniciativa. “A grande e absoluta maioria já fez esse compromisso. Trata-se de uma definição que é importante e que tem que ser traduzida em atos e ações cotidianas, porque a educação se faz todo dia. O grande gesto é o cotidiano. Mais de 450 mil meninos transitam nas nossas áreas rurais diariamente. É o esforço de uma população que vale a sua escola. Todo dia”, enfatizou.

Segundo Vanessa Guimarães, o que estava faltando era aumentar a consciência com relação aos resultados e esse é o atual trabalho desenvolvido, com aumento de investimentos e de trabalho. Minas Gerais possui 14 mil escolas públicas, quatro mil estaduais e cerca de dez mil municipais, de acordo com a secretária. “O nosso mantra diário é: toda criança aprendendo até os oito anos de idade. Esse é o compromisso que Minas pode e está assumindo com suas crianças, e eu acredito que até 2010 no Estado, 100% das crianças vão estar lendo verdadeiramente.”

A secretária lembrou que Minas Gerais foi o primeiro e único Estado com 100% das crianças de seis anos na rede pública de escolas. “Como vamos fazer um trabalho que envolve colaboração entre três entes federados? Que não perdem sua identidade e que tem que estar unidos por metas? Como cada um vai fazer sua tarefa de forma competente? Como potencializarmos nossas redes e trabalharmos em conjunto? Tenho certeza que a experiência de parceria entre o governo estadual e municípios se repetirá entre o Governo do Estado e governo federal”, garantiu.

Exemplo

A estudante Kissilla Maeone Ferreira, 20 anos, acabou de passar no vestibular para medicina do Uni-BH. A estudante obteve 92 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e já obteve uma bolsa do Pró-Uni. Kissilla sempre estudou em escolas públicas. Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Central e o ensino fundamental no Colégio Estadual Coronel Vicente Torres. “Seria muito difícil eu conseguir sem essa oportunidade, já que medicina é um curso muito caro. Meu esforço e perseverança foram fundamentais. A conquista não é só minha, mas de todo o bairro Alto Vera Cruz”.

O evento foi realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), Ministério da Educação, Governo de Minas, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Centro Universitário Uni-BH.

Participaram do Fórum Mineiro de Educação o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, professor Ronaldo Tadeu Pena, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), professora Janete Paiva, a reitora do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), professora Suely Baliza, deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários municipais de educação, diretores e coordenadores pedagógicos.