17h50min - 22 de Setembro de 2009 Atualizado em 09h04min - 26 de Junho de 2013

Estado e PBH apresentam projeto para Copa de 2014

BRASÍLIA (22/09/09) - Representantes do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte apresentaram nessa segunda-feira (21), em Brasília, o projeto de Minas Gerais para a Copa do Mundo de 2014. A representação mineira tinha o coordenador executivo do programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e técnicos das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Turismo (Setur), além de integrantes do Núcleo da Copa do município. A apresentação conjunta foi destacada pelos presentes, já que a integração de esforços traz sinergia ao empreendimento.

A apresentação foi acompanhada pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e por representantes dos ministérios do Turismo, Esporte e Planejamento, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e da Casa Civil da Presidência da República. Em parceria, o Governo de Minas Gerais e a prefeitura de Belo Horizonte mostraram as ações de modernização de estádios de futebol, mobilidade urbana e receptivo turístico. Na próxima semana, o grupo volta a se reunir em Brasília para definir linhas de financiamento.

Ações

A modernização do estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, é uma das principais obras previstas no projeto de preparação de Belo Horizonte. As obras atingem uma área de 217 mil m² e começam em fevereiro de 2010. A previsão de término é dezembro de 2012. Segundo Tadeu Barreto, o objetivo é que as melhorias no estádio permaneçam como legado para o torcedor mineiro. “Precisamos fortalecer a infraestrutura do Mineirão e dar mais conforto ao torcedor mineiro, que será o maior frequentador do estádio”.

O Governo de Minas também investirá na modernização de estádios alternativos como o Henrique Nogueira, em Sete Lagoas, conhecido como Arena do Jacaré, e o Independência, em Belo Horizonte.

Na questão de mobilidade, a conclusão da Linha Verde e a duplicação da avenida Antônio Carlos, com a construção de sete viadutos, são as principais intervenções. A rede hoteleira da capital oferece número de leitos superior ao exigido pela Fifa. Além disso, pelo menos sete projetos de novos hotéis já foram anunciados ou estão em execução. Governo de Minas e PBH contam ainda com recursos federais para a ampliação do aeroporto de Confins e o início das obras das linhas 2 e 3 do metrô.