17h31min - 22 de Novembro de 2013 Atualizado em 17h34min

Estado inaugura espaços do setor de educação no Norte de Minas e no Vale do Aço

Novos prédios de escola e obras de reforma e ampliação de unidades de ensino das regiãos foram entregues nesta sexta-feira (22)

Secretaria de Estado de Educação (SEE) inaugurou nesta sexta-feira (22), novos espaços dedicados ao aprendizado no Norte de Minas. Um deles é o novo prédio da Escola Estadual Joaquim Teixeira de Brito, no município Catuti. Na escola, alunos e professores ganharam mais espaço para o desenvolvimento de projetos.

“Antes a escola funcionava em um prédio cedido pela prefeitura. A nossa escola recebe alunos de comunidades próximas e com o crescimento da demanda precisávamos de mais espaço”, ressalta a diretora da unidade de ensino, Neurisvânia Freitas Fagundes. Foram investidos R$ 2.543.219,65 na instituição que atende a cerca de 400 alunos do ensino fundamental e médio.

Com o novo prédio, a escola já iniciou a realização de diferentes projetos. “Este ano, temos o Aprofundamento de Estudos e iniciamos um projeto de coral com os alunos do projeto Educação em Tempo Integral. Também montamos uma brinquedoteca com os materiais pedagógicos que temos. Ela auxilia na intervenção pedagógica e os professores utilizam o espaço para dar aulas diferenciadas”, conclui Neurisvânia.

Já na Escola Estadual Joaquim Marcelino da Conceição, no município de Porteirinha, a construção do novo prédio proporcionou a ampliação dos projetos e a realização de atividades envolvendo outras escolas da região. “Nós ampliamos o número de alunos que participam do projeto Educação em Tempo Integral e o Aprofundamento de Estudos, ambos projetos da Secretaria de Estado de Educação. Agora, também temos a oportunidade de realizar diferentes atividades na quadra da escola. Este ano, já fizemos muitos campeonatos esportivos. Alguns contaram com a participação de outras escolas”, conta a diretora da escola Simone Lopes Ferreira.

A escola atende a 420 alunos dos ensinos fundamental e médio. Nela, a Secretaria de Estado de Educação investiu R$ 2.559.689,86.

Mais investimentos

No sul de Minas, foram inauguradas duas obras de reforma. Na Escola Estadual Carvalho de Brito, no município de Guaranésia, foi inaugurada uma obra de reforma que contemplou troca de telhado e piso, manutenção da rede elétrica, entre outras ações. Para a diretora da escola, Carla Delorenzo Nardi, a intervenção trará muitos benefícios para a comunidade escolar. “Essa obra trará mais segurança e conforto para os alunos. Eles poderão usufruir melhor das instalações. A parte pedagógica também será contemplada”, conta Carla. Foram investidos R$ 785.507,41.

Na obra de reforma da Escola Estadual São Gabriel, do município de Cássia, foram investidos R$ 719.294,83. Segundo a diretora da escola, Jussara Tito Borges, a reforma completa do prédio é um motivador para alunos e professores. “Melhorou a questão da comunidade. Com a escola assim, os professores trabalham com mais gosto e os alunos aprendem mais”, afirma.

Vale do Aço

A Secretaria de Estado de Educação também inaugurou uma obra de reforma e ampliação no município de Marliéria, no Vale do Aço. Com investimento de R$ 469.785,58, a obra na Escola Estadual Liberato de Castro contemplou reforma geral do prédio e a construção de um depósito de materiais, sala de supervisão e ampliação da cantina. “Com a obra, a escola ficou com um ambiente mais tranquilo e propício para o trabalho pedagógico. Um ambiente mais acolhedor vai trazer mais benefícios para o aprendizado”, ressalta a diretora da escola, Ariadne Paiza Araújo.