13h53min - 08 de Outubro de 2013 Atualizado em 13h58min

Estado investe R$ 3,53 milhões em serviços de saúde e inaugura Farmácia de Minas em Itabira

Secretário de Saúde, Antônio Jorge visitou o município nesta segunda-feira, quando também assinou convênios com o Hospital Nossa Senhora das Dores

Na tarde desta segunda-feira (7), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) deu um passo importante na Saúde Pública do município de Itabira, na região central do Estado. No Hospital Nossa Senhora das Dores, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, assinou convênio com a entidade no valor de R$ 1,78 bilhão. O repasse contempla a compra de aparelhos e outros materiais permanentes para equipar o bloco cirúrgico, centro obstétrico, berçário e pediatria. Além disso, foram assinados mais dois convênios. Um autoriza o credenciamento do serviço de Oncologia e outro marca o início do processo de credenciamento da hemodinâmica e cardiologia (referência de nível 1), que visa ainda à construção da primeira etapa do serviço de terapia renal substitutiva do hospital, com convênio assinado no valor de R$ 1,75 bilhão.

“Em um ambiente tão complexo e com tantos desafios como o da saúde, muitas vezes o maior desafio que enfrentamos não é o da escassez de recursos e sim o de gerar bons projetos e Itabira tem dado esse testemunho positivo. Anunciamos recursos expressivos e hoje autorizando, ainda, o início do processo de credenciamento da hemodinâmica e cardiologia. É uma conquista não somente para Itabira, mas para a região”, disse o secretário, acrescentando que também haverá credenciamento do serviço de Oncologia. “A Oncologia que já funciona, deve estender este serviço ao SUS e até dezembro acredito que teremos o pleno funcionamento do Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON, inicialmente oferecendo a quimioterapia e a cirurgia oncológica e em breve, espero, a integralidade de todo o tratamento do câncer, indispensável para a população. Minas também inova no quesito da Hemodinâmica, credenciando este serviço isoladamente para um atendimento integral das doenças cardiovasculares, como o infarto”, completou.

Já o provedor do hospital Nossa Senhora das Dores, Vaquimar José Vaz, ressaltou a importância da assinatura dos convênios. “Em uma aliança muito forte, hoje foi anunciado o credenciamento dos serviços essenciais. Assim, poderemos atender pessoas daqui e de toda a região, poupando a população do deslocamento, que se faz mais difícil ainda pela questão das condições das estradas que ligam nossa cidade”, ressaltou.

Participaram, ainda, da solenidade, o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, o vice-prefeito e ex-provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, Reginaldo Calixto de Oliveira, o secretário Municipal de Saúde, Reynaldo Damasceno Gonçalves, entre outras autoridades, prefeitos de municípios vizinhos, parlamentares e profissionais de saúde.

Farmácia de Minas

O secretário Antônio Jorge também inaugurou uma unidade da Rede Farmácia de Minas (avenida Deputado Jorge Ferraz, 75, bairro Fénix). Desde 2008, o programa compreende investimentos em estrutura física e manutenção dos serviços de assistência farmacêutica onde são disponibilizados 163 itens dos medicamentos básicos, incluindo os insumos para atendimento aos portadores de diabetes e outras doenças. A unidade, que vai atender a toda cidade, foi erguida com incentivo financeiro da Secretaria de Estado de Saúde para construção no valor de R$ 165 mil, além de repasses anuais para contratação de profissionais de saúde. Esta unidade conta com dois farmacêuticos entre outros funcionários, garantindo que, além do medicamento, o cidadão tenha um atendimento humanizado e correto.