12h32min - 23 de Novembro de 2012 Atualizado em 12h14min - 28 de Junho de 2013

Estado oferece aos municípios programa que revolucionou os anos iniciais do ensino fundamental

Secretária de Educação apresenta linhas gerais do Programa de Intervenção Pedagógica para prefeitos eleitos de Minas

O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) – instrumento que assegurou os bons resultados nos anos iniciais da educação fundamental (1º ao 5º anos) nas escolas estaduais mineiras – deverá ser estendido às escolas das redes municipais de ensino. A proposta foi apresentada pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, durante o 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos, realizado nesta semana pela Associação Mineira dos Municípios (AMM).

“Consolidado na rede estadual, o objetivo agora é estender essa metodologia de intervenção pedagógica, que coloca o aluno no centro das atenções, às escolas municipais de todo o estado com o propósito de criar condições para a evolução de todo o sistema público mineiro”, informa a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola.

De acordo com secretária, a extensão do PIP aos municípios faz parte de uma estratégia de compartilhamento de programas e iniciativas do Governo de Minas, em diversas áreas da gestão pública, destinadas a incentivar e apoiar as administrações municipais. “Estamos colocando à disposição dos prefeitos eleitos a metodologia para a expansão do PIP. Nós, da Secretaria de Educação, acompanharemos o trabalho, contribuindo na estruturação das equipes locais, oferecendo suporte e apoio pedagógico e disponibilizando material de apoio”, destaca a Secretária de Educação. “Para enfrentar esse grande desafio, o de levar o PIP a todo o Estado de Minas Gerais, o Governo de Minas irá contar ainda com a parceria da Fundação Brava”, completa Ana Lúcia Gazzola.

Salto de qualidade

Criado em 2007, utilizando em seu nome o conceito de intervenção pedagógica do educador e filósofo Paulo Freire, o PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino.

Em decorrência deste trabalho, em seis anos - entre 2006 e 2011, a qualidade da educação pública oferecida pelas escolas estaduais nos anos iniciais do ensino fundamental deu um salto. Os primeiros resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), em 2006, revelaram que 48,6% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) da rede estadual de ensino encontravam-se no nível recomendável de leitura. Em 2011, os resultados aferidos pelo Proalfa revelaram uma transformação profunda da realidade: 88,9% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização atingiram o nível recomendado de leitura.

Esse resultado é confirmado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), ano base 2011, apurado pelo Ministério da Educação (MEC). Minas Gerais é a unidade da federação que está em 1º lugar, com Ideb 6,0, entre as redes estaduais brasileiras, ultrapassando a meta estabelecida para 2011, de 5,7.