Copa do Mundo

14h22min - 24 de Junho de 2014 Atualizado em 14h31min

Estrutura de segurança montada no entorno do Mineirão oferece tranquilidade aos torcedores

Apenas na capital mineira, Sete Lagoas e Vespasiano, 12.185 policiais militares atuam para garantir o bem-estar dos mineiros e dos visitantes estrangeiros

Toda estrutura de segurança e policiamento no entorno do Mineirão, palco dos jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte, foi aprovada por turistas e torcedores que foram ao Gigante da Pampulha para acompanhar Costa Rica e Inglaterra nesta terça-feira (24/06). O Governo de Minas, em parceria com diversas instituições, planejou as ações na área de segurança que vem dando certo. Ao todo são cerca de 60 mil policiais militares, civis e bombeiros em atividade. Apenas na capital mineira, Sete Lagoas e Vespasiano, 12.185 mil policiais militares atuam para garantir a segurança dos mineiros e dos visitantes.

Além do reforço do policiamento, o Batalhão Copa – criado em 2013 para atuar durante a Copa das Confederações – foi expandido e conta com mais de 2.800 policiais para atuar, principalmente, no entorno do Mineirão e nos pontos turísticos de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O grupo recebeu qualificação específica para atuar no torneio, como curso de línguas e turismo, servindo, inclusive, de modelo para outros Estados.

O resultado disso tudo é a satisfação de quem participa da Copa do Mundo. O jovem Callum Bruce saiu de Londres, capital da Inglaterra, veio ao Brasil com mais cinco amigos e aprovou o sistema de segurança que encontrou em Belo Horizonte. “Não poderia me sentir mais seguro. É como se eu estivesse passeando por Londres”, destacou. A mobilidade na cidade e o acesso ao estádio também agradou ao grupo de ingleses. “Desde que chegamos ao aeroporto, até chegarmos ao Mineirão, tudo foi bem. Não tivemos nenhum problema”, disse.

O costa-riquenho Andrew Martinez trouxe toda sua família para assistir a seleção de seu país, uma das sensações do Mundial no Brasil. “Estamos muito felizes. Não tivemos nenhum problema na questão de segurança. Chegamos ao Mineirão dentro de um ambiente muito tranquilo”, afirmou.

Outro inglês que aprovou a segurança no Estado foi John Farren, que já esteve com alguns amigos em Manaus, São Paulo e no Rio de Janeiro. “Antes de eu vir para o Brasil, as pessoas me mandavam tomar cuidado ao andar nas ruas daqui, mas não tenho do que reclamar. É como na Inglaterra. Posso tirar a câmera do bolso e fazer uma foto sem nenhum problema, por exemplo”, destacou Farren, que diz estar adorando o Brasil e os brasileiros.

Os mineiros que acompanham aos jogos no estádio também elogiaram a estrutura. O dentista Helder Rodrigues reuniu parentes e amigos para ver os jogos da Copa no Mineirão. Ele disse que o atendimento dos policiais sugere que eles foram muito bem treinados. “Já é o quarto jogo que acompanho no estádio e não tive nenhum problema. Os policiais são muito bem treinados, porque fazem um atendimento extremamente diferenciado”, afirmou.

O comandante do Batalhão Copa, tenente-coronel Hércules de Paula Freitas, também disse que o balanço é positivo. “É motivo de grande satisfação saber que o nosso empenho está surtindo efeito. Os turistas, os torcedores estrangeiros estão elogiando, agradecendo e tendo um receptivo adequado naquilo que estão esperando”, afirmou.