14h50min - 30 de Agosto de 2011 Atualizado em 12h22min - 27 de Junho de 2013

Estudantes de escola públicas conquistam medalhas em competições que estimulam o estudo e a interação

BELO HORIZONTE (30/08/11) - Pedro Henrique Silva, de 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, no município de Itabira, coleciona conquistas. Entre elas estão duas medalhas de ouro e duas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

“Tenho muito interesse em aprender sobre coisas diversas, por isso participo de diferentes competições”, ressalta. Pedro está entre os milhares de alunos da rede estadual de ensino que veem nas olimpíadas do conhecimento a chance de avaliar seu desempenho e de aprender cada vez mais.

O estudante afirma que se sua preparação é feita principalmente na escola e que “além dos livros didáticos, quando tem dúvida, pesquisa na internet”. Para disputar a OBA, por exemplo, Pedro contou com a ajuda de seu professor de Física, que no contraturno das aulas reúne um grupo de alunos de várias escolas do município para ensinar Astronomia e Robótica.

Atualmente, existem pelo menos 10 olimpíadas nacionais e elas são importantes ferramentas para a formação do aluno, pois incentivam os estudos. Os jovens da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, no município de São Tiago, classificados para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) veem a competição como um grande desafio.

A etapa nacional da OBR acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, em São João Del Rei. Para conquistar o primeiro lugar do nível 1 da etapa estadual, o Robô Casadinho teve que cumprir pequenas provas em uma pista elaborada pela organização. Agora Casadinho deverá subir uma rampa, desviar de obstáculos e resgatar uma “vítima”. Para isso, a equipe precisa estar afiada.

“Todas as matérias são importantes, mas utilizamos principalmente a física e a matemática. Para que o robô suba a rampa, por exemplo, utilizamos a física, porque ele tem que ter mais peso na parte da frente do que atrás, senão tomba. A velocidade tem que ser calibrada, se for muito rápido, ele não consegue andar em linha reta e se for muito devagar ele não sobe a rampa. Já em relação aos obstáculos, trabalhamos com ângulos”, conta o integrante da equipe Café-com-Byte-Junior, Júlio Cesar Mendes de Resende, de 13 anos.

Minas também tem se destacado na Olimpíada Nacional em História do Brasil. Desde o início, o Estado é um dos que tem mais participantes. Na 3º edição do evento, este ano, Minas Gerais ficou em terceiro lugar em relação ao número de equipes inscritas, atrás apenas de São Paulo e Ceará.

Em 2010, a professora de História da E. E. de Ensino Médio de Rochedo de Minas, Deyse Pinto de Almeida, conquistou Menção Honrosa na Olimpíada. Segundo a educadora, o diferencial da competição é que as equipes têm uma semana para fazer as provas online.

“A olimpíada ajuda os estudantes a interagir com a comunidade, o que torna o aprendizado mais lúdico e prazeroso. No ano passado, por exemplo, nós tínhamos que montar um jornal que abordasse os problemas da cidade. Meus alunos fizeram matérias sobre a poluição ambiental causada pela queima das varetas de churrasco e propuseram soluções para o problema”, diz Deyse, que já inscreveu duas equipes na competição de 2011.

Já na Obmep, os estudantes de escolas públicas de Minas Gerais dão um show de conquistas e de participações. Desde 2005, foram 3.322 medalhas de ouro, prata e bronze, e nas últimas quatro edições da competição, Minas foi o estado que mais se destacou.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, afirma que “nessas competições, os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula e ampliá-los para além dos muros da escola”. E conclui: “Além disso, essas conquistas são um diferencial no currículo dos estudantes”.

Participe das Olimpíadas do Conhecimento

- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

- Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

- Olimpíada Brasileira de Física (OBF)